06/03/2017

Colégio La Salle completa 80 anos em Carazinho

Fundado em 07 de março de 1937, o Colégio La Salle vem construindo, ao longo dos anos, uma trajetória paralela ao município de Carazinho, emancipado em 24 de janeiro de 1931. Com o crescimento da cidade em pleno ciclo econômico madeireiro, o Pároco João Batista Sorg foi um dos grandes incentivadores para a vinda da escola Cristã voltada ao público masculino.

Em 14 de dezembro de 1936, João Batista Sorg recebeu uma resposta positiva do Irmão Julio, Irmão Provincial da Escola Cristã de Canoas. No dia 27 do mesmo mês, o Irmão Cirilo Felipe e o Irmão Florêncio vieram a Carazinho para o estudo da fundação do Colégio. A chegada dos Irmãos Lassalistas também significou muito trabalho.

Para a instalação da escola, foi necessária a constituição de uma “Comissão pró-colégio”, da qual eram membros o então prefeito municipal, Albino Hillebrandt, o padre João Batista Sorg, Ir. Cirilo, Ernesto Annoni, Raimundo Kloeckner, Afonso Branda e Sevenor Muniz.

Os problemas financeiros e a resistência de algumas pessoas da comunidade foram superados, e a escola, devidamente instalada numa casa localizada em um dos terrenos próximos onde atualmente está o prédio do La Salle, se concretizou. A residência foi adaptada para três salas de aula, onde cerca de 20 alunos estudavam. O número de alunos foi crescendo e já no final do primeiro ano de funcionamento, os irmãos começaram a estudar a ampliação das instalações da escola, um prédio de quatro andares, que iniciou suas obras em 1940, onde até hoje funciona a escola.

MISSÃO LASSALISTA

A proposta educativa da Rede La Salle é baseada nos princípios de São João Batista De La Salle, sacerdote francês (1651 – 1719) que renunciando a todos os privilégios da sua condição de nobre, dedicou-se à criação de escolas para as crianças das classes menos favorecidas.

Com a missão de formar cristã e integralmente as crianças, os jovens e os adultos, mediante ações educativas de excelência, o Colégio La Salle Carazinho propõe uma pedagogia centrada na convivência fraterna, atribuindo ao aluno papel ativo em sua própria formação. Através de um ensino sólido e de qualidade e uma organização eficiente, procura instaurar uma atmosfera agradável e familiar, onde o amor aos alunos, a simplicidade das relações humanas e a fé no amanhã são marcas distintas na formação integral do aluno.

Na Rede La Salle a educação é uma caminhada progressiva de crescimento integral em comunidade, ou seja, um crescimento em todos os níveis e potencialidades do ser humano, o seu desenvolvimento como pessoa consciente, livre e responsável, solidária e participativa, aberta ao transcendente. Ela comporta uma sintonia e cooperação entre a Escola e a Família na corrente proposta de VALORES, MODELOS E COMPORTAMENTOS.

A Diretora do Colégio La Salle, Francisca Doering, destaca que a instalação do colégio na cidade de Carazinho só foi possível com muito trabalho, superação e a união de religiosos para o desenvolvimento da educação no município. “São 80 anos de presença Lassalista em Carazinho, onde ao longo desta caminhada se destacam projetos que foram referência, como: a Escola Técnica de Comércio - referência nacional na formação contábil; a Escola de Instrução Militar; a Formação de Professores com o Curso de Magistério; a formação de inúmeros educandos que hoje, como profissionais, contribuem no desenvolvimento da sociedade, também na formação de líderes municipais, estaduais e nacionais, e a qualidade dos processos pedagógicos expressos em projetos voltados ao conhecimento e aos valores humanos e cristãos. Temos muito a agradecer, especialmente a todas as pessoas que de uma forma ou outra contribuíram com a construção desta história. Por isso, ao longo deste ano muitas atividades serão realizadas para celebrar esta data tão especial”, comemora.

COLÉGIO LA SALLE HOJE

O Colégio La Salle Carazinho oferece os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Turno Integral. Tem a direção da Professora Francisca Doering e a vice-direção do Irmão Valter Zanatta. Conta com mais de 500 alunos, 39 professores e 41 funcionários do quadro técnico-administrativo e estagiários.