19/11/2013

O Papel da Família na Motivação Escolar

As expectativas, os valores e o comportamento familiar são mediadores fundamentais para o processo de estudo do aluno. A grande maioria dos pais ,considera a Educação como um aspecto importantíssimo na vida dos seus filhos, mas em um determinado momento desse processo, acredita que ele conseguirá dar conta  sozinho.Isso é muito comum de ser percebido na mudança do 5º ano para o 6º ano.

Essa transição se torna preocupante pelo fato do 6º ano estar mais centrado na capacidade de organização do aluno e na responsabilidade. Oferecendo vivências e possibilidades cujas expectativas alcançam o final do ensino médio. Estruturalmente, o currículo irá mudar pouco até lá, mas o ganho em complexidade exigirá uma preocupação gradualmente constante.

A independência aumenta, mas é necessária uma maturidade para esse novo processo de aprendizagem e ela só é dimensionada na medida em que os dias se sucedem e as dificuldades aparecem. É nesse momento que os pais devem estar atentos para realizar o acompanhamento de seus filhos.

Dar uma olhada nos cadernos e se mostrar disponível para ajudar diante de dúvidas, são atitudes que consolidam a parceria necessária para o bom desempenho de seu (a) filho (a) em sala de aula. Nesse momento, se estabelece o companheirismo, a cumplicidade, a confiança entre pais e filhos. Tais sentimentos constroem um ambiente propício para que a pergunta “o que está acontecendo, filho”? Seja respondida com tranquilidade.

É muito importante o filho chegar e poder dizer que foi mal na avaliação. Neste sentido, o comportamento dos pais deve ser mais direcionado para “como” e “o quê” o filho aprendeu e, menos para os resultados da avaliação escolar.

A família que valoriza efetivamente o conhecimento gera em seus filhos, a necessidade de estudar.

Ao passar do 5º ano para o 6º ano será percebido uma mudança na rotina da sala de aula como:

• O número de matérias passará para 10;
  • Cada matéria deve ter o seu próprio caderno ou divisória no caderno universitário;
  • A agenda deve ser usada diariamente para colocar todos os avisos importantes de cada professor. Assim, o aluno não irá se confundir e nem esquecer algo importante como data de provas e entrega de trabalhos;
  • Acompanhar o Portal da Escola;
  • Os trabalhos devem estar sempre em dia para evitar acúmulos;
  • Nunca deixar para estudar no último dia para a prova porque pode não dar tempo, devido ao número de matérias;
  • Não chegar atrasado (a) no 1º período, pois estará sempre perdendo o início do conteúdo.

Matérias do 6ºano

Artes