O Papel da Família na Motivação Escolar
As expectativas, os valores e o comportamento familiar são mediadores fundamentais para o processo de estudo do aluno. A grande maioria dos pais ,considera a Educação como um aspecto importantíssimo na vida dos seus filhos, mas em um determinado momento desse processo, acredita que ele conseguirá dar conta sozinho.Isso é muito comum de ser percebido na mudança do 5º ano para o 6º ano.
Essa transição se torna preocupante pelo fato do 6º ano estar mais centrado na capacidade de organização do aluno e na responsabilidade. Oferecendo vivências e possibilidades cujas expectativas alcançam o final do ensino médio. Estruturalmente, o currículo irá mudar pouco até lá, mas o ganho em complexidade exigirá uma preocupação gradualmente constante.
A independência aumenta, mas é necessária uma maturidade para esse novo processo de aprendizagem e ela só é dimensionada na medida em que os dias se sucedem e as dificuldades aparecem. É nesse momento que os pais devem estar atentos para realizar o acompanhamento de seus filhos.
Dar
uma olhada nos cadernos e se mostrar disponível para ajudar diante de dúvidas,
são atitudes que consolidam a parceria necessária para o bom desempenho de seu
(a) filho (a) em sala de aula. Nesse momento, se estabelece o companheirismo, a
cumplicidade, a confiança entre pais e filhos. Tais sentimentos constroem um
ambiente propício para que a pergunta “o que está acontecendo, filho”? Seja
respondida com tranquilidade.
É muito importante o filho
chegar e poder dizer que foi mal na avaliação. Neste sentido, o comportamento
dos pais deve ser mais direcionado para “como” e “o quê” o filho aprendeu e,
menos para os resultados da avaliação escolar.
A família que valoriza
efetivamente o conhecimento gera em seus filhos, a necessidade de estudar.
Ao passar do 5º ano para o 6º ano será percebido uma mudança na rotina da sala de aula como:
Matérias do 6ºano
Artes |
Filosofia |
Ciências |
Geografia |
Ed. Física |
História |
Ed.Religiosa |
Língua Inglesa |
Língua Portuguesa |
Matemática |
Serviço de Orientação Educacional