04/12/2024

Bibliotecas

Festa da Camila 2024

Festa da Camila 2024

A Escola La Salle realiza inúmeras atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças na Educação Infantil. Nesse período, os pequenos enfrentam alguns desafios, e na alimentação não é diferente. A introdução alimentar é a fase que se inicia entre 4 e 6 meses meses de vida e vai até 1 ano de idade, tendo reflexos durante toda a vida. Para além do conhecimento dos alimentos, esse momento também é marcado por mudanças e descobertas a partir da apresentação de diferentes sabores. Essa deveria ser uma fase inicial, no entanto nem todas as crianças têm acesso a um repertório vasto de proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas. É na escola que determinadas defasagens alimentares e restrições são detectadas, sendo também um papel do espaço educativo intervir para mudar essa realidade. Com objetivo de mostrar aos pequenos formas saudáveis de se alimentarem, alinhadas à construção do letramento, nasceu o  projeto “Salada de Letras”, que se encerrou em novembro para o Pré II após mais um ano de conquistas. 

A coordenadora pedagógica Maviane Lima explica a proposta pedagógica deste trabalho: “Trabalhamos a alimentação com o Pré II de fevereiro a dezembro. Camila é a personagem principal do livro “Salada de Letras”, escrito por Rosângela Maria de Moro e ilustrado por Fábio Sgroi. Ela é uma menina de 5 anos que só quer comer doces, como balas, bombons, e chiclete. Sua mãe, então, sugere alinhar uma boa alimentação com a sua alfabetização estipulando que ela poderia comer bombom, mas também precisaria comer banana e brócolis, por exemplo, no dia da letra B”.



Com o auxílio da nutricionista Flávia Carrete, as crianças produziram semanalmente receitas saudáveis e também doces na medida certa, seguindo as iniciais de  A a Z, até completar o alfabeto. O caráter lúdico, a boneca que personifica a protagonista do livro e essas dinâmicas despertam nas crianças o desejo de experimentar coisas novas. A escola ainda conta com uma horta, o que motiva os alunos a colher o próprio alimento. Nas preparações não há desperdícios: as cascas dos legumes, por exemplo, viram ingrediente para uma tortinha. Uma iniciativa complementa a outra e, agora, as crianças estão prestes a sair da escola com uma nova bagagem alimentar.

A despedida do projeto foi com diversão. Os pequenos puderam aproveitar em grande estilo no refeitório repleto de bolas em formato de frutas. A Festa da Camila teve pipoca, cachorro-quente, suco de uva, salada de frutas, bolo e brigadeiro; tudo o que não pode faltar em uma típica festa infantil. A culminância do projeto nada mais é do que o aniversário da boneca, com direito até a cantar parabéns no final. A celebração está completa quando se pensa em todo o trabalho até aqui e no início de uma nova etapa tanto na alimentação quanto na aprendizagem, já que no próximo ano, eles caminham por caminhos distintos rumo ao 1º ano do Ensino Fundamental. Além do afeto marcado na memória, vão levar consigo uma nova perspectiva acerca dos alimentos. 

 




Por Marina Alcântara / Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres

Ascom Unilasalle-RJ


< voltar