25/07/2024

Arraiá 2024

Para Lucas e Marianne Eleutério, aquele Arraiá estava longe de ser o primeiro na Varanda da Galeria La Salle. Dez anos separam a foto dos gêmeos vestidos de caipira junto da então professora Maviane Lima da que fizeram em 2024 ao lado da agora coordenadora pedagógica. É a festa junina da debutante Escola La Salle Rio de Janeiro. É tempo de antigos filhos voltarem pra casa, onde deram seus primeiros passos na educação. Mas também é tempo de vivências inéditas. Assim como o marido Luis, Adriana Bastos é colaboradora do centro universitário da Rede La Salle desde 2006. Pela primeira vez conheceu o Arraiá da Escola, pronta para aplaudir o filho Predo Lucas, do Pré I.

O vestido vermelho e florido já não cabe mais em Marianne, nem a blusa xadrez de Lucas ou mesmo seu chapéu de palha. As crianças cresceram e se tornaram jovens de 15 anos, bem próximos de entrar no Ensino Médio do Colégio La Salle Abel. A jornada lassalista começou em 2 de outubro de 2013, quando os pais conseguiram matricular os gêmeos no então Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS). “Eu estava desempregado na época e começamos a procurar alguma creche não para uma, mas para duas crianças. Moramos no Caramujo e, a princípio, a distância foi citada como um complicador pela assistente social, mas insistimos muito e houve a oportunidade. Foram três anos maravilhosos, nossos filhos foram abraçados pela Maviane, pela Elane (secretária escolar), pela Karla, coordenadora na época. Depois, conseguiram bolsas do Irmão Ignácio (então diretor) no Abel, um colégio que não teríamos condições de pagar, mas eu tinha em mim a certeza de que eles estariam lá”, lembra Lourenço Santos. Tanto ele quanto Rosane, a mãe da dupla, se emociona ao falar da relação construída com a Rede. Os filhos foram os primeiros a receberem gratuidade no Colégio La Salle Abel depois da pré-escola no então CEPLAS por se destacarem com habilidades diversas.

Lucas mantém em si a veia comunicativa e a memória que o faziam, já aos 4 anos, ser capaz de decorar as histórias nos livros infantis e reproduzi-las como se estivesse lendo tudo. “Eu lembro da tia Karla, da tia Maviane, da tia Eucy, da Adriana que era também nossa professora. Todas com um cuidado muito grande. Quando a tia Maviane me chamava de orador oficial e me passava um texto para apresentar, eu ficava muito feliz, me preparava com muito afinco, e depois sempre dava um abraço nela”, recorda o lassalista. Já a irmã, com talento para as artes, celebra os passos dados nesta seara na La Salle RJ: “Toquei violino em um Auto de Natal da Escola e sempre me chamavam para tocar, dançar, interpretar. Guardo memórias muito boas daqui e agora sempre que voltamos todo mundo faz questão de nos abraçar de novo”.

Os irmãos Eleutério fazem parte da história de 15 anos da Escola La Salle Rio de Janeiro, celebrados no mesmo mês do Arraiá: julho. Por isso, a decoração da festa em 2024 teve, para além das muitas cores, o azul e o amarelo num painel comemorativo pelo aniversário. Foi diante dele que Maviane tirou foto com seus meninos crescidos e cheios de sonhos. Lucas pretende cursar Direito para ser no futuro, quem sabe, um procurador, um desembargador, um juiz. E Marianne pensa em cursar Arquitetura e Urbanismo. As duas graduações são ofertadas no Unilasalle-RJ. Será que a história continuará sendo escrita aqui?

Para Pedro Lucas não havia outro lugar possível de início da sua trajetória. Filho de Luis Bastos, coordenador de Infraestrutura do Unilasalle, e Adriana Bastos, colaboradora do setor de Registro e Controle Acadêmico, Pedro é uma das alegrias do Pré I. Ele e a mãe combinaram os trajes no Arraiá e também dançaram juntos. “Pedro estava super animado, ensaiou a semana inteira, estava ansioso pela festa, mas travou na hora da dança, ficou tímido, embora não seja assim no dia a dia. Fui incentivar e acabei entrando na grande roda também”, explica Adriana. Foi de perto que ela viu o filho se soltar aos poucos até requebrar quando a música junina deu lugar à música preferida de sua turma, “Pipoco”, de Ana Castela.

Adriana era só sorrisos no Arraiá 2024. “Este é o primeiro ano do Pedro na creche, ele está amando, meu filho é apaixonado pelo La Salle. A primeira vez que o Pedro levou o Lassalinho para casa, era como se eu tivesse dois filhos”, conta, se referindo ao envio do boneco que representa o fundador São João Batista de La Salle, “Para mim é uma satisfação enorme, primeiro porque sou colaboradora da Rede, e mais do que isso: eu vejo a felicidade que o Pedro tem aqui, no quanto é bem tratado. Eu o deixo e vou trabalhar com meu coração em paz”.

Depoimentos como o de Adriana reforçam o que é perceptível nas próprias crianças. O tradicional Casamento na Roça, encenado pela turma do Pré II, é uma prova disso. A noiva, Bruna Michelli, era só diversão e sorrisos em seu momento de brilhar. Cheia de atitude, ela não se abalou com o noivo fujão e o puxou para desfilar, iniciando a cerimônia. Confira fotos na galeria abaixo e o álbum completo no Facebook da Escola.

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres