07/06/2024

Batizado Comunitário 2024

Vitória Soares tinha três anos quando entrou no então Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS), recém-inaugurado naquele ano de 2009. Em 2024, ela completa a maioridade e seu primeiro abrigo do saber, agora intitulado La Salle RJ, 15 anos de existência. A história cujos capítulos iniciais foram escritos lá atrás ganhou no dia 25 de maio novas linhas quando Vitória se tornou madrinha de consagração de seu sobrinho Alisson, na cerimônia de batismo organizada pela escola. O Batizado Comunitário, sempre aguardado pelas famílias do Pé Pequeno, foi realizado desta vez na Capela do Colégio La Salle Abel. Entre as crianças prontas para receberem o sacramento inaugural da Igreja Católica, muitos alunos e parentes de egressos.

Dávila vivia um momento especial naquela manhã. A mãe do pequeno Alisson é também mãe de Aline, irmã de Vitória (ambas egressas da escola), filha de Sueli (colaboradora de Serviços Gerais do Unilasalle-RJ) e graduanda em Psicologia no mesmo centro universitário em que a mãe trabalha desde 2012. “Esses momentos reforçam a importância da Rede La Salle em nossas vidas, como ela continua a unir e apoiar nossa família ao longo das gerações. Sou muito grata por fazer parte dessa comunidade que tanto contribui para a nossa história, enriquecendo nossas vidas de maneiras profundas e memoráveis”, celebrava.

A família de Alisson em seu batizado. De vestido rosa, ao centro, Vitória, e de vestido laranja, à direita, Dávila

O momento memorável do batismo se repete nas lembranças de Maviane Lima, coordenadora pedagógica da Escola La Salle. Afinal, este é um projeto que já existe há 12 anos. “Começamos batizando crianças que eram nossas, o convite passou a circular pela vizinhança, vieram os filhos de colaboradores, depois os netos. Sou grata a Deus por ser usada para o bem, assim como outras pessoas à frente desse projeto. Estamos vendo os alunos que saíram da escola retornarem a partir desse pedido das famílias para o irmão mais novo, que talvez seja nosso futuro aluno. Eles sabem que podem ser acolhidos, que podem nos procurar, bater na nossa porta e conseguir este sacramento”, explicou Maviane ao fim do evento, emocionada.

Católica e ocupando um cargo de gestão em instituição confessional com o mesmo credo, a coordenadora chora não só por se fazer presente na vida das crianças que já partiram para voos maiores, mas pela possibilidade de contribuir também espiritualmente na trajetória de cada uma delas: “Algumas famílias têm os pais ausentes, em outras a mãe é ausente, outras crianças são criadas pelos avós. Trazer esses alunos para o ambiente de cuidado espiritual, para essa porta de acesso a Deus, que é a Igreja, é algo para o qual não tenho palavras, não consigo expressar o que estou sentindo”.

Diretor da Escola La Salle Rio de Janeiro, o Irmão Jardelino Menegat também entende a cerimônia como a chance de uma relação mais próxima com Deus estabelecida a partir de agora por parte de Aryella, Joaquim, Lorenzo de Azevedo, Lorenzo dos Santos, Victória, Brayan, Davi, Alisson, Guilherme, Samantha, Maria Valentina, Helena, Kaleb, Allana, Kaíque, Murillo, Icaro, Larah. “O batismo tem o sentido de introdução na Assembleia dos cristãos. A criança passa a ser membro do Cristianismo. Se eu vou na Paróquia Santo Cristo, se eu vou na Paróquia Santuário das Almas ou lá na Porciúncula, na Paróquia São Judas Tadeu, não importa qual delas, eu sou membro desta Assembleia”, esclareceu Menegat, “No momento em que o padre profere ‘Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’, acontece uma transformação, que nos motiva a estarmos reunidos sendo filhos de Deus”.

As palavras do diretor pareceram ecoar entre a família de Aghata da Silva Dias. A aluna da Creche III B participou intensamente de cada momento do batizado, ora com as mãozinhas unidas (“Eu vim rezar”, dizia a menina), ora com o Lassalinho no colo. “Nossos pequenos começarem hoje na caminhada espiritual com Cristo para se tornarem pessoas melhores, com Deus vivo em nossas vidas”, resumiu Carlos, o padrinho de consagração.

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres