27/05/2024

Celebração da Semana de La Salle

“O Lassalinho grandão tá vindo”, assim dizia o Murilo, da Creche III B, ao saber que o boneco de João Batista de La Salle se aproximava. A forma lúdica das crianças interagirem com a figura do fundador da Rede fez parte das celebrações do dia 15 de maio, data em que ele foi declarado Patrono Universal dos Educadores. A honraria foi concedida pelo Papa Pio XII em 1950. Na Escola, a comemoração de tal marco teve surpresa, bolo e muito festejo.

Ao som da tradicional canção que diz “sou lassalista e posso te ajudar, a melhorar o mundo, então vamos cantar”, os pequenos do Pré I esperavam o Lassalinho no refeitório. Enquanto aguardavam, comiam pipoca, bebiam suco de uva e confabulavam sobre a chegada do boneco. Quando Lassalinho chegou, gritos de euforia tomaram conta do ambiente, abraços e acenos eram vistos por todo lado. Pausa para fotos, poses e bolo. Sim! As crianças também tiveram um bolo para simbolizar a festa. “Eu estudo na melhor escola do mundo”, foi falado por um deles em meio a animação da comemoração.

Cada turma festejou a Semana de La Salle com lanchinhos, músicas e interações com o boneco do fundador da Rede. Cachorro-quente fez parte do cardápio, além de suco. Na sala da Creche III B, Luiz Gael, após ver uma das responsáveis pela cobertura jornalística apertando a mão do Lassalinho, perdeu a vergonha e cumprimentou-o também. Já Pedro, levantou uma das mãos para receber a saudação do Patrono dos Educadores. Ainda na sala, o clima era de celebração também em razão da vida de um dos alunos: o pequeno André completava ano naquele dia, por isso, junto aos quitutes gostosos, havia um bolo para cantar parabéns.

André era o aniversariante do dia, junto com o Lassalinho

Toda a Escola La Salle comemorou o dia 15 de maio, marco histórico para a Rede. Na celebração do Pré II, as luzes do refeitório se apagaram, uma vez que era surpresa para o Lassalinho. Velas acesas em cima do bolo o aguardavam, enquanto Maviane Lima, coordenadora pedagógica dizia: “Eu não sei se ele veio, eu vou ver... Mas é uma festa surpresa”. Acendem-se as luzes, aumenta-se o som, é hora de celebrar novamente. Os pequenos o receberam com um animado parabéns e dançaram ao som de Ilariê, enquanto revezavam os muitos abraços no Lassalinho. Assim ocorreu a Semana de La Salle entre os pequenos da Escola, incentivando o espírito lassalista em cada criança e celebrando a vida e os feitos do Patrono Universal dos Educadores.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres