09/11/2023

Feliz Aniversário, boneca Camila!

– Qual a fruta que tem ali?
– Abacaxi.

– E com a letra B?
– Banana!

No diálogo entre Marianna Lopes, social media da Escola La Salle, e a pequena Pyetra Maia, aluna do Pré II B, já era possível perceber as benesses do Projeto Salada de Letras. No dia 19 de outubro, os estudantes do Pré II A e B se reuniram para comemorar o encerramento deste ciclo. O refeitório da Escola ficou colorido com os balões e outras decorações para os 6 anos da boneca Camila, personagem que integra o Salada de Letras. As crianças celebraram ao som de suas canções favoritas e saborearam lanches gostosos, incluindo frutas e os tradicionais bolo e docinhos para a hora dos “parabéns”.

Trabalhado ao longo do ano, o Salada de Letras tem o intuito de incentivar as crianças a se alimentarem de modo mais saudável, ao trazer para o dia a dia deles comidas nutritivas. Além disso, as atividades desenvolvidas com a boneca Camila permitem o aprimoramento do vocabulário dos pequenos. As pedagogas elaboram uma série de tarefas que unem o contato com o alimento e o aprendizado de novas palavras, a partir da letra do alfabeto da vez. “É um trabalho muito árduo e diário. Às vezes, nós não conseguimos ver o resultado de imediato. Daí, em um mês você vê a criança tendo consciência fonética, prestando atenção que D com A faz DA, que a inicial do nome dela é a mesma do chocolate ou do Nescau, fazendo essa assimilação. E como eles conseguem interagir uns com os outros trocando o que aprendem”, disse Déborah Elias, professora do Pré II A.

Em entrevista, Déborah compartilhou os desafios pedagógicos cotidianos, que oscilam entre momentos árduos, mas também recompensadores. Com sua turma atual não foi diferente: “Eu sou professora deles desde a Creche, desde o 1° contato deles com a escola e agora nessa conclusão, que é a primeira parte da infância. Para mim, é muito prazeroso poder fazer parte disso e acompanhar toda a evolução e amadurecimento deles. É trabalhoso; às vezes, nós achamos que está faltando fazer algo, mas é porque é um processo longo, cheio de detalhes e ao mesmo tempo rico, pois são várias crianças e cada uma é de um jeito”.

Na imagem, Déborah (segunda à esquerda) e seus colegas do cotidiano

As características que os formam, moldam também seus gostos, modos de aprendizados e de convívio. Por isso, durante a festa da boneca, alguns comiam suas pipocas eufóricos e contentes enquanto outros, mal podiam esperar pelo açaí. Melancia? Foi uma boa pedida, muitos adoraram se deliciar com essa fruta refrescante. Antes de mais uma rodada de lanches, Maviane Lima, coordenadora pedagógica, trouxe um recado aos pequenos para alertá-los: “Pode comer o que quiser, mas não pode desperdiçar”. Sem desperdícios, o que se via eram pequenos alegres e celebrando mais esta etapa. Como num abraço inesperado dado pelo aluno Davi Ferreira a Maviane, que perguntou: “Está feliz? É para você, tudo para você!”.

Para o Davi, para a Pyetra e para todos os pequenos da Escola La Salle é que são pensadas as atividades pedagógicas, com o intuito de proporcionar desde o aprendizado teórico necessário na primeira infância até os momentos mais simples, porém essenciais para o desenvolvimento das crianças. “A minha formação trouxe muito como discussão o que é o espaço escolar para o público de classe popular. Eu enxergo a escola como uma ponte de acesso ao que a criança muitas vezes não consegue ter em casa ou o que a família não pode ofertar, não só do alimento, mas, de leitura, de afeto, principalmente na educação infantil. Não existe trabalhar com crianças de 3 a 5 anos sem ter o afeto. Então, essa troca impacta em todos os aspectos. Não adianta eu querer ensinar o alfabeto se na hora de formar uma roda eu não me disponho a ouvir o que a criança tem a dizer, seja sobre o final de semana dela ou como está se sentindo”, afirmou Déborah.

A professora ainda completou: “Para mim, a Escola é esse espaço de oferecer acesso, de mostrar a criança que ela tem uma realidade além daquela que ela está inserida”. Neste momento, a aluna Pyetra saiu do refeitório e veio em direção à Déborah, lhe deu um beijo e um abraço – como num gesto simbólico do Afeto, das Brincadeiras, do Carinho e de todas as palavras vividas na Escola La Salle, do ABC ao Z.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould

Fotos por Adriana Torres