14/12/2022

Bibliotecas

Já chegou o Natal

Já chegou o Natal

Diante da câmera, Myrella abre um sorriso. E há algo nele e no seu olhar que parecem materializar a boneca que a menina segura nas mãos. Uma Baby Alive negra com collant e saia de tule. Ao ver a cena, a assistente de coordenação Suelen Sophia transforma Myrella na princesa, tirando a coroa da boneca e colocando na cabeça de quem, desde cedo, é empoderada. O empoderamento, aliás, passa pela diversidade dos presentes. Meninas não precisam apenas de bonecas. Júlia ganhou um jogo de tabuleiro do seu padrinho, aluno do Colégio La Salle Abel, e viveu com ele um momento especial na tarde do dia 29 de novembro. Natal é encontro, Natal é presente, Natal é Papai Noel, que esteve na Escola La Salle para receber cartinhas das crianças, Natal é, principalmente, o nascimento do filho de Deus. Depois de dois anos, o Auto de Natal com presépio vivo voltou a ser uma emocionante realidade. Confira nesta matéria como esta data tão simbólica voltou a fazer parte do cotidiano da La Salle RJ.

Querido Papai Noel...

O bom velhinho veio como de costume, sentou em sua cadeira imponente, bem ao lado da árvore de Natal, e ficou esperando pelas crianças. Cento e vinte delas, uma a uma vindo abraçá-lo, tocar em sua barba, fazer carinho, deixar palavras de afeto e, claro, fazer pedidos. Neste ano o encontro com o Papai Noel não foi tanto para receber presentes, como de costume, já que a entrega foi vivida junto dos padrinhos e madrinhas de outras unidades da Rede La Salle. Ao invés de presentear, o simpático senhor se pôs a postos para ganhar cartinhas, muitas delas em forma de desenho, além de posar para fotos. Uma das solicitações chamou a atenção da coordenação, das professoras, e do próprio Noel. Davi Farias, do Pré I A, queria um par de óculos. “E o que mais, meu filho? Um skate, uma bicicleta...”, perguntou o dono de vestes vermelhas e de largo sorriso. “Não quero mais nada, Papai Noel, só quero os óculos mesmo”. O pedido singelo tocou corações naquela tarde e de uma coisa a coordenadora Maviane Lima tem certeza: o próximo ano letivo não começará antes de Davi ter seu desejo atendido. Ela será a Mamãe Noel do pequeno, um título que abraça duplamente, por ser casada com Bruno Senra, o homem por trás do faz de conta tão marcante para incontáveis gerações.

 

Quando o colégio e a universidade se encontram com a pré-escola

Os ajudantes do Papai Noel foram chegando aos poucos no Auditório La Salle. Alguns ansiosos, outros mais tímidos, sem querer se distanciar da mãe. Afinal, é preciso lembrar, eles são também crianças. A partir de uma parceria com a Pastoral do Colégio La Salle Abel, 84 alunos da escola foram apadrinhados no Natal Solidário deste ano por estudantes do Fundamental I, que viveram em 2022 a sua primeira comunhão.

Entre eles estava Victor Villasboas. Neto de Mary Ormonde, a primeira coordenadora da escola, Victor planta sementes como um dia fez a sua avó. “Eu tenho um carinho muito grande pelo CEPLAS (como era chamada a Escola La Salle). Entrava às 7h e, às vezes, meia noite eu ainda estava aqui, pois estávamos implantando esse projeto. Foram três anos de muita luta e quantas coisas boas colhemos. Agora vejo os meus netos continuando a trajetória. A minha neta de 16 anos foi madrinha no Café Literário e o meu neto agora participa da campanha de Natal”, celebra Mary. Victor na época dessa implementação era pequeno e pegou meningite. Mary nunca se esquece como a professora Maria Eucy Souza fez promessa durante cinco anos, indo e voltando de Aparecida para levar e trazer uma blusa de Nossa Senhora, com a qual presenteou o menino.

Na manhã de 29 de novembro, Victor e tia Eucy estavam na mesma sala. Ela tomando conta de sua turma, ele apadrinhando, junto da mãe Monique, a pequena Laís. “Ele vai sair daqui diferente, porque quando fazemos algo pelo outro a felicidade não é só do outro, é nossa”, assegurou Monique.

Para quem acompanhou a tarde daquela mesma terça-feira, era nítido o quanto Rodrigo Gallo, do 5º ano B do Abel, estava tão feliz quanto Júlia Brum, do Pré I B. “Já acabou?”, perguntou ele ao ser questionado como foi passar a tarde com a nova amiga. “Eu senti uma mágica, ela me encantou”, explicou, “Como meus pais são separados e eu estava na casa do meu pai quando a minha mãe comprou os presentes, eu não consegui ajudar a escolher. Mas fiquei muito feliz por ela ter optado pelo jogo Lince. Nós jogávamos juntos um Lince da Peppa quando eu era da idade da Júlia e eu amava isso”. Rodrigo explicou com calma para a pequena cada detalhe do novo jogo, que consiste na busca em um tabuleiro das figuras que cada participante tem nas mãos. Além do Lince, Júlia ganhou um vestido e uma sandália.

Outros 36 alunos viveram experiências semelhantes na própria escola alguns dias antes. Crianças como Myrella, que abre esta matéria. Elas foram apadrinhadas por colaboradores e alunos do Unilasalle-RJ (vale ressaltar os esforços da Ação Comunitária em busca de padrinhos e madrinhas), além de amigos da Escola La Salle. 

 

No palco, anjos, reis magos e uma sagrada família

Ao som de “Noite Feliz”, cantada à capela pela assistente de coordenação Suelen Sophia, sobem ao palco os anjos (Manuela Chagas, Pyetro Botelho, Victor Hugo Pereira, Vicente Curi, Santiago Santana e Sofia Carvalho), os reis magos (Davi Farias, David Luiz e Davi Lucca) e os pais (Emilly Aparecida e Julio Cesar Senra). Depois de Julio Cesar, representando José, ajudar Emilly, a Maria deste ano, a se posicionar em um dos lados da manjedoura e ocupar ele mesmo seu próprio posto, a secretária Elane Martins surge carregando Samuel, o menino Jesus. Ela apresenta o bebê de cinco meses à plateia e, delicadamente, faz com que ele repouse na manjedoura. “Ó Jesus, Deus da luz / Quão afável é Teu coração / Que quiseste nascer nosso irmão”, ecoa a frase no auditório a partir das notas angelicais de Suelen.

Depois de dois anos, o presépio vivo retornou assim como o Auto de Natal, e a Escola La Salle abriu suas celebrações pelo nascimento de Jesus com esta cena, que levou muitos pais às lágrimas. Mas talvez para ninguém aquela imagem tenha sido tão especial quanto para Daniele Araújo. Um dos nomes à frente da Creche III A, Daniele foi estagiária da escola e se tornou professora em 2020, pouco antes do início da pandemia. Em 2022, o pequeno Samuel veio ao mundo, mas a gestação e o início da vida do primeiro filho demandaram a superação de desafios. “O Samuel nasceu prematuro, com 1kg640, ficou um mês no hospital, então é uma bênção vê-lo recuperar o peso e representar o nascimento de Jesus no meu trabalho, onde gosto tanto de estar, fazendo o que amo tanto fazer”, comemorou Daniele, que voltou em novembro da licença maternidade.

A tia Dani, como é chamada pelas crianças, voltou a tempo de ver e preparar seus alunos para apresentar a música “Natal das crianças” no dia 9 de dezembro. Cada turma ficou responsável por uma canção. Se a Creche III A tomou para si o hit na versão de Ivete Sangalo, a Creche III B embarcou no sertanejo com “Para não ser triste”, de João Neto e Frederico. O “Sino de Belém” tocou no ritmo de Michel Teló para o Pré I A, enquanto o Pré I B ficou responsável por dançar ao som de “Melhor Presente”, de Yasmin Veríssimo. O encerramento foi com a turma que se despede este ano da La Salle RJ: guiados pela voz de Aline Barros, o Pré II anunciou que “Vem chegando o Natal”. E, se depender do que já viveram na escola, essa festa tão aguardada será inesquecível.

 

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres
Ascom Unilasalle-RJ

< voltar