26/05/2022

Festa do Lassalinho

Em 15 de maio de 1950, São João Batista de La Salle foi declarado Padroeiro Universal dos Educadores pelo Papa Pio XII. A data passou a ser considerada motivo de celebração para todos os lassalistas que vivem o seu legado e carisma. E mais de um dia é ocasião de festejar. Ao longo de toda a semana (12 a 15 de maio) os lassalistas a nível mundial puderam aprender e conhecer mais sobre o santo fundador, transmitindo e reforçando a sua missão para crianças, jovens e adultos. A Escola La Salle RJ não ficou de fora das homenagens, concentradas no dia 12 de maio.

Pela manhã, os alunos receberam a visita de um La Salle em tamanho real (o tio Bidu, professor de capoeira, foi quem vestiu a fantasia, tomada emprestada do Colégio La Salle Abel). Ele deixou os pequenos animados ao aceitar dançar uma das músicas mais tocadas do momento, vinda diretamente do TikTok. “Eu gosto do Lassalinho, porque ele é grandão, sabe dançar a música ‘joga de ladinho’ e eu estava batendo na mão dele”, falou Sarah Costa, da Creche III B, soltando uma risadinha tímida.

Já na tarde daquela quinta-feira, a escola preparou o aniversário do seu mascote: o Lassalinho. Junto do boneco, que remete à figura de São João Batista de La Salle e foi posicionado na mesa do bolo, estavam plaquinhas com os nomes de alguns valores pregados pelo fundador, como humildade, vigilância, sabedoria, zelo, prudência, generosidade, responsabilidade e paciência. A comemoração estava completa com os quitutes que não podem faltar nas festas infantis. Sucos, gelatina, docinhos, cachorro quente, pirulitos e bolo compunham o cardápio especial, voltado não só para celebrar o Lassalinho mas também Nycollas Miguel da Silva, do Pré I, que completava 5 anos de idade. O aniversariante mostrou sua felicidade, não só através do sorriso estampado em seu rosto, mas também por meio das palavras: “Eu estou feliz porque meu aniversário chegou, eu gostei do meu aniversário aqui”.

Projeto ‘Meu Amigo Mascote’

O Lassalinho faz parte de um objetivo maior, que ultrapassa os muros da escola, fazendo parte do dia a dia das crianças em suas casas. Intitulado “Meu Amigo Mascote”, o projeto auxilia na formação de valores humanos e na administração dos conteúdos programáticos da Educação Infantil. Por meio dele, o boneco torna-se também aluno da turma, que fica responsável por cuidar do novo companheiro. Os pais participam da proposta pedagógica estimulando nos filhos o cuidado para com o mascote.

Maviane Lima, coordenadora da escola, explica como funciona: “Fazemos um sistema de rodízio. A cada sexta-feira, uma criança do Pré II o leva para casa em uma sacola de tecido e precisa escrever as atividades que realiza com o Lassalinho em um diário. Ali ela também cola fotos feitas com o mascote. Esperamos que a afetividade, a sensibilidade e os valores lassalistas sejam desenvolvidos também por meio dessa experiência, ajudando o aluno a melhor viver em sociedade”.

A expectativa das crianças que ainda não ficaram responsáveis pelo Lassalinho é grande. Sarah, a menina que fez questão de dizer o quanto gostou da visita do La Salle em tamanho real na escola, é também apaixonada pelo boneco e já faz planos para quando chegar no Pré II: “Eu ainda não levo ele para casa, mas vou levar depois. Quando isso acontecer vou ‘dá’ banho nele, ir no parquinho, ‘dá’ comida, ‘dá’ mamadeira. Ele é meu filho”.

Por Mariana Monteiro / Revisão: Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres