04/05/2022

Bibliotecas

Tempo de ressurreição na La Salle RJ

Tempo de ressurreição na La Salle RJ

Naquela manhã do dia 8 de abril, a Páscoa já se aproximava e com ela os momentos de reflexão, de partilha, de recolhimento e de silêncio tomavam conta da Escola La Salle RJ. As crianças conheceram antecipadamente o significado da morte e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo a partir das explicações do Pe. Antônio Sobrinho, capelão do Colégio La Salle Abel.

Para dar início à cerimônia, o padre ensinou os alunos a fazerem o sinal da cruz que, desta vez, foi cantado. Yuri Silva, coordenador da Pastoral do Abel, trouxe o seu violão para motivar a participação dos pequenos. Em seguida, foi a vez de fazer a oração da Campanha da Fraternidade, que em 2022 tem como tema “Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor”. É preciso instruir com afeto considerando aqueles que serão o futuro: as crianças. Por isso, elas se uniram às professoras na oração, dizendo em coro: “Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes”.

Em uma das cenas mais marcantes daquela sexta-feira, 12 alunos do Pré II representaram os apóstolos, cujos pés foram lavados por Jesus. Davi Lucca foi quem interpretou o Messias. “Jesus queria demonstrar para as pessoas como elas precisavam ser mais humildes e fez isso a partir de suas atitudes”, esclareceu a auxiliar pedagógica Suellen Sophia, “Ele era o filho de Deus, não precisava fazer isso, mesmo assim foi lavando os pezinhos de cada um, sujos por causa do chão de terra”. Enquanto essa história era contada, as crianças faziam um teatro da passagem bíblica, com o auxílio da coordenadora Maviane Lima.

Eles também foram os protagonistas na confecção dos símbolos da Páscoa em papel. Estavam ali a vela, que representa a ressurreição de Cristo, o pão e o vinho aludindo ao seu corpo e ao sangue, assim como a Cruz, para relembrar o sacrifício, e o girassol, para incentivar a busca da luz de Jesus. Os momentos finais da celebração foram a leitura das preces pelas professoras, a benção final, e a partilha de pedacinhos de pão e uvas.


Caça aos Ovinhos 

A Páscoa de 2022 na Escola La Salle também foi marcada pela tradicional Caça aos Ovinhos, que já acontece há 12 anos. A proposta dessa aventura é gerar e fortificar o contato das crianças com a imaginação. “O intuito não é apenas dar o presente, nós não trabalhamos o ovo só como símbolo pascal, remetemos também à magia da infância, à fantasia”, pontua a coordenadora Maviane Lima. A partir da campanha de apadrinhamento, cada aluno recebe um ovo de chocolate. Ou melhor, precisa procurar por ele. Os doces são escondidos na área externa da escola e as crianças precisam encontrá-los, com o auxílio dos padrinhos. “O meu foi o Kinder Ovo grande com um brinquedo dentro. Rapidinho eu achei, ele estava no escorrega”, conta Maria Fernanda Matos, do Pré II, enquanto mostra o tamanho do seu presente com as mãozinhas. A amiguinha Heloisa Ribeiro ganhou o mesmo chocolate, e demonstrou que mesmo sendo pequena já pensa no amanhã: “Eu não comi tudo, deixei um pouquinho para comer depois”.

Maria Luíza da Cruz é da mesma turma das meninas e pôde vivenciar a partilha por meio da brincadeira. “A caça aos ovinhos foi muito legal porque eu achei chocolates muito gostosos. O meu ovo foi da Polly que tem asa. Eu achei rapidinho. O meu amiguinho estava lá e eu fui para lá. Quando eu encontrei, tinham dois ovos, um foi meu e o outro dei para ele”, afirma. A 

agilidade também foi um destaque na narrativa de Lorhan Esteves, do Pré I. “Eu consegui achar sozinho e rápido, eu olhei assim e achei um monte”, fala o menino enquanto abaixa e corre, com o intuito de explicitar como ele fez para descobrir o chocolate dentro do túnel do parquinho. Já seu amigo Lucca Porto, contou com o auxílio do amigo Enzo. “Eu achei o ovo e já comi tudo”, relata. Helena Teixeira também já acabou com o seu chocolate, mas não fez isso sozinha: “O meu estava no escorrega. Ele vinha com massinha dentro. Eu dividi com toda a minha família que mora na minha casa”.

Victor Hugo Amorim, do Pré II, teve uma ajudinha do seu colega Pyetro Botelho. “Ele viu e me deu o ovo de Hot Wheels. Eu também ganhei mais dois desse, um da minha mãe e o outro da minha dinda. Em um tinha um pião e no outro uma tatuagem”, revela. Quando perguntado sobre o significado da festividade de abril, Vitor Hugo explica à sua maneira: “É o ‘ressuscimento de Jesus’. Ele nasceu no dia do Natal, morreu na Páscoa e depois ressuscitou”.

O retorno às campanhas presenciais de arrecadação e o apadrinhamento

As campanhas de arrecadação dos ovos de páscoa acontecem anualmente, porém nos últimos anos, por conta da pandemia, essa tradição não foi vivida como de costume, conforme lembra Maviane Lima: “Em 2020, não pudemos ter esse momento pois estávamos em lockdown completo. Já em 2021, a escola estava aberta meio período, o que impediu o contato dos padrinhos com os afilhados, eles só vieram na escola para deixar o chocolate”.

O retorno das aulas presencias também no Centro Universitário do Rio de Janeiro, possibilitada pelo avanço da vacinação, foi importante para que a Páscoa da escola pudesse acontecer como antes. “A volta dos alunos do Unilasalle, dos professores e dos voluntários da Ação Comunitária ajudou muito na nossa campanha. Mais pessoas conheceram a nossa escola, o que também resultou no crescimento do número de padrinhos”, relembra a coordenadora, “Tudo aconteceu considerando os cuidados necessários por causa da pandemia. Durante a brincadeira, fizemos a higienização das mãos, controlamos o contato físico e muitos colaboradores, padrinhos e crianças optaram ainda pelo uso de máscaras”.

A cada ano existe um desafio novo a ser enfrentado, de forma que Maviane descreve a campanha Páscoa Generosa como “um misto de sentimentos”. “No início vem a esperança de que tudo vai dar certo e de que todas as crianças vão ser apadrinhadas. Depois experimentamos o receio de não conseguirmos tudo. Isso aconteceu este ano porque agora temos uma turma a mais na escola, mais 26 alunos. Tínhamos a missão de conseguir 126 ovos de Páscoa, num ano em que a economia está complicada”. Percalços postos, percalços superados: “Graças à aproximação com o Unilasalle, a multiplicação dos ovos aconteceu. Em um dia tínhamos 10 ovos. Em três dias tínhamos 100. Ao fim da campanha, ver todos os ovos espalhados pela área externa, as crianças brincando e saindo com o presente na mão, querendo contar para os familiares... Não existem palavras para descrever esse momento, realmente a alegria e o sorriso deles não têm preço”.

Por Mariana Monteiro / Colaboração e Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres

Ascom Unilasalle-RJ

< voltar