02/03/2022

Bailinho de Carnaval 2022

Ao chegar no refeitório, repleto de confetes, serpentinas, um grande tapete vermelho e muitas crianças, Sofia do Valle Rebeque Carvalho, da Creche III B, não pensou duas vezes, foi logo exibir toda a sua fofura como Minnie. Fez isso uma, duas, três vezes antes do início oficial do desfile. Depois de sair da passarela, lá pelo seu quinto ou sexto show, decidiu retornar uma última vez para abraçar a tímida Bela Adormecida Mirela, como quem diz: “Estou aqui com você, vamos fazer isso juntas?”. Sofia foi acolher. Já Tio Bidu se sentiu acolhido. O professor de Educação Física que anima as crianças no cotidiano, as colocando para se exercitar e liberar adrenalina, se surpreendeu ao ser cercado por ávidas mãozinhas na manhã do dia 24 de fevereiro. Todas queriam apertar o seu nariz de palhaço: “Eu fico muito feliz quando estou junto das crianças, me emociono. Costumo dizer que sou movido por boas energias, e procuro transmiti-las cada vez mais, junto de valores, amizade, respeito e carinho. Gosto de uma frase que diz: ‘A arte de educar é encantar com o coração’”. No Bailinho de Carnaval 2022, o que não faltou foi encantamento.

Davi Luccas Carvalho, do Pré I A, encantou tanto com sua fantasia de bombeiro que foi eleito pelas palmas dos amigos como o rei de sua turma. “Eu sou o ‘bombelo’, eu chego para molhar o fogo”, contou Davi. Valentyna Cristine Xavier, do Pré II, também tinha na ponta da língua a resposta acerca da personagem que encarnou neste Carnaval: “‘Olisca’ (Odalisca)”. “Ela dança e fica com a mão assim pra cima”, completou a menina, que fez questão ainda de mostrar seus adereços dourados, após explicar: “Eu já tinha essa roupa, aí ganhei isso aqui de colocar na cabeça e essa pulseira”. O acessório de Julio Cesar de Lima Senra, do Pré I B, por sua vez, foi um grande martelo de plástico. Após desfilar, o pequeno Thor fez uma performance, batendo o martelo no chão algumas vezes com vigor. “O Thor usa o raio e o martelo dele. Ele é muito forte”, constatou.

Para animar a festa, repleta de super-heróis, princesas, figuras históricas e personagens da vida real, a assistente de coordenação Suelen Sophia fez jus à sua fantasia de Mulher-Maravilha. Suelen não parou ao longo do Bailinho. Organizou as duplas de crianças para o desfile, orientou as poses para a foto, estimulou os mais tímidos, tentou envolver os mais inquietos, guiou as palmas para a eleição dos reis e das rainhas. Afinal, a pedagoga sabe o quão significativo representou aquele momento na vida de alunos, pais, professores e colaboradores. “Devido ao coronavírus, ainda não podemos ter o Carnaval de antes, mas a nossa escola está aqui fazendo a sua festa interna, não deixando a alegria e o significado cultural desta data morrer. É muito bom ver esse olhar de esperança nas crianças, que vai muito além da pandemia, pois faz parte delas. Queremos fazer com que essa sementinha da esperança, que já existe no coração delas, possa germinar e virar uma árvore grandiosa”, afirmou.

Suelen posa para foto junto de outra Mulher-Maravilha, a Lorena Carvalho, do Pré I B

A própria Suelen precisou se segurar na esperança em muitos momentos. Contratada em 2020 como estagiária, ela chegou a viver o último Carnaval na La Salle RJ em que máscaras eram apenas adereço e não item obrigatório para a proteção coletiva. Mas logo precisou ir para casa, onde ficou por um ano, “ano de incerteza, sem saber se voltaríamos ou não”. Dois mil e vinte e um foi o tempo da retomada, “com os alunos tendo a vivência da escola, mas ainda na adaptação de uso de máscara, de álcool, sem pegarmos no colo”. Dois mil e vinte e dois é tempo do novo. Para ela, numa função diferente; para os pequenos foliões, reaprendendo a magia do contato. Talvez Sofia deixe um recado ainda mais amplo eternizado naquela foto, com ela abraçada à amiga: Vamos voltar a acreditar juntos? Afinal, como trabalha o lema da Rede La Salle este ano, a utopia é um sonho possível.

CONHEÇA OS REIS E RAINHAS DE CADA TURMA

Creche III A