31/01/2022

Fim de ano emocionante na Escola La Salle

No dia 8 de fevereiro de 2021, os alunos do Pré II da Escola La Salle chegavam nas salas de aula com muita animação, apesar das adaptações necessárias ao novo contexto escolar, como o uso de máscaras, o uso frequente de álcool em gel além do distanciamento social, o que para as crianças é um verdadeiro desafio. A alegria, no entanto, tomava conta do rostinho deles por poderem rever seus amigos, suas professoras, brincar no parquinho que tanto amam. No fim do ano, as expressões mudaram. Junto da felicidade por tudo o que viveram, havia traços de saudade, de tristeza por deixar o espaço em que estudaram por três anos, de ansiedade pelo que virá, de receio pelo novo. Chegou a hora de se despedir, mas também de celebrar a formatura da turma do Pré II, a entrada em uma nova fase de suas vidas.

A aluna Aryel Rosa Figueiredo assim descreveu o sentimento do dia 17 de dezembro: “Estou triste, eu não quero ir embora. Aqui nessa escola que a minha mãe me trouxe é muito legal, tem parquinho, a tia leva a gente para brincar e eu gosto tanto daqui”.

Naquela sexta-feira, os alunos foram recebidos de manhã com um coffee break farto: havia pães, queijos, bolos, açaí, biscoitos, gelatina, frutas, suco, pipoca e iogurte. Também não faltaram brincadeiras, música e dança. Por volta das 11h, os pais começaram a chegar para a entrega dos certificados e das atividades realizadas ao longo do ano. Um a um, responsáveis e alunos foram cumprimentados pelo diretor da escola, o Irmão Jardelino Menegat, juntamente das professoras e da coordenação. Foi assim, ainda num formato singelo como demanda tempos de pandemia, que 25 alunos concluíram sua história na La Salle RJ. “Foi uma despedida emocionante, mesmo não havendo a oportunidade da homenagem, pois ainda não podíamos fazer um evento aberto ao público, demorado e com aglomeração. Na medida do possível, marcamos este momento de despedida e partida para uma nova etapa na vida dos nossos amados alunos”, explicou a coordenadora Maviane Lima.

A Escola La Salle prepara os alunos até o Pré II. A formatura ganha ainda mais significado, já que representa a passagem das crianças para a alfabetização. Elas saem prontas para firmar a leitura e a escrita, ampliando horizontes. “Foi um misto de emoções, de saudade e alegria pelo dever cumprido. Nossa torcida para que eles tenham um futuro lindo é grande e, mesmo vivendo uma pandemia, tê-los conosco no presencial fechando este ciclo foi gratificante”, sintetizou Maviane.

Por Mariana Monteiro/Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres