10/01/2022

O Natal da Escola La Salle

“Oi, Papai Noel”, disse Wesley, da Creche III B, em tom animado enquanto acenava, antes de correr para um abraço com o bom velhinho. No dia 14 de dezembro, um dos símbolos mais tradicionais do Natal aterrissou com seu trenó na Escola La Salle para um dia de comunhão e alegria com os pequenos lassalistas. Todas as crianças receberam um presente arrecadado ao longo de aproximadamente um mês da campanha “Natal Generoso”.

Uma generosidade que está presente desde a criação do projeto, há mais de 10 anos. “ No início eram funcionários do Abel, colaboradores e alunos do Unilasalle que buscavam se envolver com a Escola e proporcionar esse momento lúdico para as crianças'', explica a coordenadora Maviane Lima. Desde então, a cada novo ano, receber o Papai Noel se tornou tradição.

Em 2020, o La Salle Abel apadrinhou grande parte das crianças. Já no ano passado, o ato de amor não só prosseguiu como proliferou. “O Abel nos procurou dizendo que os familiares das crianças da Educação Infantil iriam apadrinhar todos os nossos alunos”, conta Maviane. O colégio, então, organizou um sorteio entre os pais e cada família providenciou um presente. Alguns vieram com uma surpresa: “Muitos embrulhos continham cartinhas dos pequenos do Abel”.

Todo este carinho foi sentido pelos alunos da Escola La Salle. Aryel pulava de alegria, num gesto de afirmação, quando perguntada se estava feliz em ver o bom velhinho. “Antes eu tinha medo, agora não tenho mais”. Já Pâmella, que revelou ter sentimento semelhante ao da colega de classe, presenteou o Papai Noel com um abraço após conhecê-lo. Para ambas, foi uma manhã ainda mais especial, pois a turma delas, o Pré II, se formou naquela mesma semana.

A Dani, do Pré I, separou um estiloso acessório para compor o seu uniforme. Seus óculos deram um charme para a hora da foto. Já Esther, do Pré II, compôs seu penteado com presilhas de rena, em homenagem ao clima natalino. Seu colega Davi ainda completou: “são do Papai Noel”. A aluna ainda revelou que além de si mesma, sua casa também estava a caráter para as celebrações de dezembro: “Eu já montei minha árvore de Natal, ela tem bolinhas e pisca pisca”.

A ludicidade não ficou de fora naquele dia. Isso porque as crianças aproveitaram a oportunidade para contar curiosidades sobre o bom velhinho na vida delas.“Ele é igual ao que eu vi no shopping”, disse Julio Cesar, da Creche III B, em meio ao coro de tantas outras histórias compartilhadas na brinquedoteca. Valentina, do Pré I, por exemplo, relatou que foi segurada pelo Papai Noel quando era um bebê. Já os pequenos da Creche III A quiseram conhecer ainda mais sobre a vida do senhor de roupa vermelha e a todo tempo buscavam sanar as suas dúvidas: “Papai Noel, qual é o seu nome?” e “Cadê o seu trenó?” foram algumas das perguntas. Mas Noel também tinha seus questionamentos sobre os pequenos, o comportamento deles  no dia a dia, se estavam comendo o nutritivo feijão… As crianças respondiam com prontidão.

A já tradicional visita de um vovô vindo lá do Polo Norte não encobriu, no entanto, o verdadeiro sentido do Natal. O nascimento de Jesus foi trabalhado com os alunos durante o mês de dezembro e podia ser constantemente lembrado nos murais natalinos que enfeitavam a escola. Assim como uma estrela brilhou no céu para anunciar a chegada do Filho de Deus à Terra, os sorrisos dos pequenos irradiaram na Escola La Salle no último mês de 2021. Num Natal repleto de registros de doçura, presentes e o principal: a alegria das crianças.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres