18/10/2021

Dia de celebrar em família

No último dia 30, os alunos da Escola La Salle puderam exibir seus trabalhos ao público mais amado por eles: seus familiares. Os pequenos dos turnos da manhã e da tarde não só receberam o carinho de quem foi buscá-los, como também o retribuíram. Com o auxílio das professoras, cada aluno preparou um quadro representando a sua família. As técnicas variaram entre as turmas: em algumas, traços davam o formato para representar os corpos e rostos. Uma das turmas utilizou pedaços de retalhos, que tornaram-se roupas. Até o sal de cozinha virou material artístico, sendo utilizado, junto da cola, para escrever os nomes dos pequenos. Como toque final, as tintas deram cor às assinaturas. Fotos também compuseram algumas das obras-primas, que embelezaram a área externa da escola. Pyetra Cordeiro, do Pré II, tem na ponta da língua a resposta de quem está eternizado no seu quadro. “O meu pai e eu”, revelou a menina, cuja cor favorita usada em seu trabalho é a vermelha.

Em 2021, a tradicional celebração à família continua a existir, mas ainda não é possível festa, ou pelo menos não como de costume. “A escola foi higienizada e as ações pedagógicas foram adaptadas, pensando na saúde das crianças. Devido às exigências de biossegurança, nós não podíamos abrir a escola para todos”, explicou a coordenadora pedagógica Maviane Lima. Por que então insistir em criar um momento especial para as famílias? A busca da união está por trás da surpresa, idealizada com carinho por Maviane: “No ano passado não vivemos nenhuma data comemorativa junto dos responsáveis. Isso ocasionou um certo afastamento. Eu senti a necessidade de fazer alguma coisa, mesmo que singela, para que os pais entrassem nesse espaço escolar e se sentissem parte do processo de ensinar também. Por que não trazê-los ao menos na área externa, para contemplarem os trabalhos dos filhos e dos colegas, acolhê-los com um presente?”, explicou Maviane.

Momento singelo, mas de grande importância. ”É muito gratificante, o coração se enche de emoção”, diz Antônia Ivoneide, mãe do aluno David Luiz de Matos, Creche III B. Ela constata a evolução do pequeno a partir da interação na escola: “Quando ele entrou aqui, falava poucas palavras. Agora ele conversa mais, o desenvolvimento está sendo excelente”. Trabalhar as habilidades e competências dos pequenos é, sem dúvida, um dos pilares da educação na La Salle RJ. O esforço é voltado às necessidades de cada aluno: “Sou muito grata à escola e à Maviane também, por tudo que eles fazem pelo Pedro. Ele é autista e desde que começou aqui, o Pedro está bem mais ativo, esperto, desenvolvendo bastante”, avalia Bruna Martins, mãe do aluno da Creche III B.

Não é difícil encontrar depoimentos como o de Antônia e Bruna. A falta que as aulas presenciais fizeram em 2020 foi sentida pela maioria das famílias, mas, ao mesmo tempo, há quem tenha preferido aguardar um pouco mais, quando o retorno foi anunciado, em fevereiro. As inseguranças geradas pela pandemia, ainda enfrentada, aos poucos vão dando lugar ao contentamento em ver os pequenos de volta ao ambiente escolar. “Eu demorei um pouco para trazê-la à escola novamente. Mas para mim tem sido maravilhoso, principalmente depois de tanto tempo em casa. Ela está adorando”, afirmou Janine Conceição, mãe da pequena Valentyna Fonseca, do Pré I.

A saudade das famílias

Naquela quinta-feira, que encerrou o mês de setembro, a ocasião especial fez as famílias matarem um pouco das saudades de viverem momentos únicos junto das crianças na escola. “Muitos pais fizeram questão de pedir dispensa no trabalho. E diversas crianças que vêm para a escola trazidos por pessoas do transporte, tiveram a surpresa de encontrar seus familiares no dia 30”, lembra Maviane, “Isso sem falar na importância do registro desse momento. Uma mãe comentou, inclusive: ‘Eu não tenho nenhuma foto com a minha filha’. Agora, ela vai poder ir nas nossas redes sociais e salvar a foto para guardar como recordação. Depois de a escola ficar tanto tempo de portas fechadas, poder recebê-los de alguma forma aquece o coração, me emociona ver as crianças felizes com seus familiares envolvidos e valorizando o seu trabalho”.

Os quadros, que saem das salas de aulas para as salas das casas são pequenos pedaços de aprendizado diário. É mais um símbolo desse vínculo fundamental entre escola, aluno e família.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres