24/09/2021

Bibliotecas

Nosso mundo mais florido

Nosso mundo mais florido

Nas paredes da escola estão borboletas multicoloridas. Borboletas que um dia foram lagartas e criaram casulo, passando por sua metamorfose. Borboletas que abrigam folhas secas, as mesmas que um dia deram às árvores a cor verde e o principal: o alimento. Há ainda flores, por toda a parte. A relação entre elas e as borboletas, Pedro Lotfi conhece bem. Quando ouviu da tia Mavi (a coordenadora pedagógica Maviane Lima) a pergunta sobre a estação do ano recém-iniciada ele se pôs a falar. No meio dos amigos do Pré II, explicou a seu modo como as flores atraem insetos e passarinhos que ajudam no processo de polinização. A primavera floresceu no Hemisfério Sul e na Escola La Salle RJ. 

“Trabalhamos com os nossos pequenos todas as estações do ano, mas a primavera nos encanta porque é a cara das crianças”, esclarece Maviane, lembrando que as atividades pedagógicas ultrapassam a apresentação do clima e do ciclo das plantas: “As crianças fizeram releituras inspiradas em Vinícius de Moraes, observaram paisagens naturais tanto em imagens, na sala de aula, quanto na área externa da escola. Elas puderam conhecer como Van Gogh se expressou por meio da pintura Girassóis e fizeram releituras. Incentivar o respeito ao meio ambiente é o nosso objetivo. Queremos tocar esta geração tão pequenina para que ela cuide do futuro”. A culminância do projeto da primavera se deu no primeiro dia desta nova estação, em 22 de setembro. “E foi do jeito que as crianças gostam: com festa”. 

Os alunos puderam vir para a escola com suas roupas preferidas, enchendo o caminho por onde passavam de cores e estampas florais. No refeitório, o tapete vermelho foi estendido para o já tradicional Desfile da Primavera. Em duplas, as crianças apresentaram seus looks, com direito a dança e pose para foto. Valentyna Xavier, do Pré I, entrou na passarela já rodopiando. “Eu amei o desfile. Eu dei um giro e fiz assim”, conta a menina voltando a colocar a mão na cintura, como fez diante da câmera. Aryel Rosa, por sua vez, faz questão de reforçar que sua performance foi espontânea: “Eu não consegui treinar, mas eu fiz do meu jeito. Foi minha criação”. A criação de Aryel agradou tanto a plateia, composta de professoras, colaboradores e outros alunos, que ela foi eleita pela salva de palmas a Rainha da Primavera do Pré II no turno da tarde. Ao seu lado foi coroado Davi Fernandes, um rei estiloso, com direito a óculos escuros e muita personalidade. 

Mas ninguém lutou tanto pelo trono quanto Morena Flor Chrispe. Todas as vezes que Maviane Lima se aproximava de uma criança da Creche III B pedindo palmas e questionando quem desfilou de forma mais bonita, a sapeca Morena pulava e respondia: “EU!” A empolgação foi tanta que ela arrebatou o título de rainha. Uma rainha consciente, que considera outra coisa mais importante do que o reinado. “Eu ganhei uma faixa da primavera”, explica Morena para a jornalista. “E o que você é da primavera, Morena?”, a jornalista pergunta. “Amiga”, conclui a menina. Mais importante do que a majestade é cuidar, nos ensina a neta da vovó Dilma, responsável pela escolha da roupa para o desfile. 

 

Conheça abaixo os reis e rainhas de cada turma e de cada turno (uma novidade este ano, em tempos de pandemia). Apesar de só alguns receberem a faixa, um segundo prêmio foi providenciado para todos (“Afinal todos vocês arrasaram”, constata Maviane). Os pequenos se deliciaram com picolés, aproveitando o clima mais ameno da nova estação.

 

 

Creche III A (manhã)

Igor Souza e Isabella dos Santos

Creche III A (tarde)

Lucca Porto e Hadassah Ferreira

 

 

Creche III B (manhã)

Raquel Lourenço e Ryan Gomes

Creche III B (tarde)

Pietro Gomes e Morena Flor

 

 

Pré I (manhã)

Kayke Alves e Emilly Aparecida

Pré I (tarde)

Maria Luíza Aleixo e Enzo Luz

 

 

Pré II (manhã)

Davi Fernandes e Aryel Rosa

Pré II (tarde)

Pâmella Reis e Noah Moreno

 

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres
Ascom Unilasalle-RJ

< voltar