18/02/2020

Status: em formação

O mural está novamente colorido. Lápis, avião, bola, boneca, uma maçã. E bem ali, no centro, as palavras “Volta às aulas. Sejam bem-vindos”. A ansiedade para dizê-las era grande, assim como para ter de novo na escola as vidas que a dão vida. Mas, antes das crianças chegarem, a equipe da Escola La Salle RJ passou pela Jornada de Formação Pedagógica 2020. Ao todo foram três diferentes formações: o diretor, Irmão Jardelino Menegat, falou às pedagogas sobre os desafios dos docentes lassalistas; elas passaram por imersão no novo material didático, junto à Editora FTD; e renovaram o carisma que faz da escola uma Rede através da Jornada de Formação Lassalista, comandada pela coordenadora Maviane Lima. A semana que antecedeu à volta às aulas também foi tempo de alinhar o planejamento da matriz curricular, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e com o material escolar, organizar os projetos de 2020, tratar do acolhimento para alunos novos e adaptação, além de falar sobre avaliações.

As reflexões de Menegat começaram com os tipos de comportamento diante das adversidades, que geram reações improdutivas, reativas, entusiastas ou proativas, esse último tipo considerado por ele o ideal. Ao atestar que o ser humano concilia essas diferentes reações, ora tendo uma como preponderante, ora tendo outra, ele estimulou que as professoras se voltem à ação e estejam abertas à aprendizagem. O diretor falou tanto sobre a necessidade de se conhecer novas línguas, como prestar atenção no que é possível apreender dos próprios alunos: “O professor lassalista de hoje é o mentor de um aluno que vai lá e por si só busca a informação. Aproveitem essa informação que o aluno, mesmo pequenino, traz, de tal forma que ele te ajude a aprimorar a tua aula”. Outros pontos de sua fala foram voltados ao incentivo da realização de atividades fora da sala de aula, “pois todos os espaços devem ser educativos, seja a Ludoteca, o pátio ou ambientes do Unilasalle-RJ", e o trabalho em conjunto com os familiares e a coordenação, que "deve ser constante, de forma a superar conflitos".

Para encerrar sua formação na manhã do dia 6 de fevereiro, Menegat leu uma frase em coro com as professores, tendo por objetivo marcá-la nos corações e mentes de quem educa: “Lembre-se que a Escola La Salle é uma força de transformação das pessoas e da sociedade. Mais do que formar profissionais tecnicistas precisamos formar boas pessoas humanizadas, formar novos seres humanos, capazes de aprender o tempo todo e transformar vidas pela educação”. Relembrar o que é missão é reforçar o que torna a escola uma escola lassalista. E para reforçar a dimensão desta identidade, a sexta-feira, dia 7, foi marcada pela Jornada de Formação Lassalista. Geralmente promovida pela Rede por meio do Ensino a Distância, a imersão na história e vida de La Salle ganhou novos ares em 2020 com encontros presenciais em cada instituição, liderados por integrantes das casas com vasto conhecimento sobre o fundador. Na La Salle RJ uma dessas pessoas é a coordenadora Maviane Lima. “O objetivo foi aprofundar em professoras, estagiárias e funcionários a consciência de uma vocação partilhada, o questionamento se hoje somos ‘missão’ ou se estamos apenas de passagem”, explica, “Também sentimos o quanto o carisma lassalista está vivo em nossa escola por tudo o que podemos fazer pelas nossas crianças”. Nas dinâmicas trabalhadas, os participantes puderam pensar sobre o que o encontro com o fundador, São João Batista de La Salle, deixou de legado na vida de cada um. Em um dos momentos mais emocionantes, os colaboradores da casa se reuniram em grupos de cinco pessoas para reproduzir o símbolo da Jornada Lassalista, cinco mãos unidas formando a estrela que é símbolo da Rede.

Algumas das mãos aproximadas estarão juntas para trabalhar com as crianças ao longo do ano de 2020. Conheça abaixo o grupo de pedagogas e estagiárias que assume cada turma.

Pré I - Roseli, Mariana, Lisandra e Ana Paula

Pré II A - Rayane, Fernanda, Daniele e Estéfanie