04/10/2019

Camila faz 6 anos

“A Camila já brincou comigo no meu quarto e eu levei ela no Burger King. Só que ela não comeu nada e voltamos pra casa”, diz Miguel Estevão, aluno do Pré II. Talvez seja porque a Camila estava esperando as crianças preparem o sanduíche para se deliciar com ele. A protagonista do livro “Salada de Letras” (Editora Salesiana), de Rosângela Maria de Moro, só come doces até a mãe propor-lhe um desafio: comer o que quisesse desde que ela respeitasse a ordem alfabética. De A a Z, cada turma que se despede da escola conhece alimentos diversificados, coloca a mão na massa para dar vida a receitas e têm o primeiro contato com as letras. Tudo para ajudar Camila, que fora da literatura virou boneca e acompanha os alunos em fins de semana de muita história para contar. Nada mais justo, portanto, do que receber uma festa. E que festa! No dia 26 de setembro o refeitório ganhou decoração, lembrancinhas, balões, além do principal: a alegria das crianças na comemoração do aniversário da amiga. Na mesa do bolo, o naked cake de frutas, com morango, kiwi e um grande número 6 fazia cada aluninho sentir que valeu a pena esperar pelo grande dia.

“Hoje pela manhã eles eram animação pura, perguntavam sem parar: ‘Tá na hora, tá na hora, tá na hora?’. Nós passando atividade e eles ansiosos para estarem aqui”, conta Shirley Adão, uma das professoras responsáveis pela turma do Pré II. Na opinião da pedagoga é “inexplicável” o impacto da personagem na vida das crianças: “Desde o início do ano a Camila vem fazendo parte da nossa turma. Algumas crianças não gostam de certos alimentos, mas experimentam por causa das letras e passam a gostar. Foi perceptível com alunos dessa turma”. Ponto para Flávia Carrete, a nutricionista da Escola La Salle que acompanha todo o projeto, garantindo aos pequenos os nutrientes necessários ao desenvolvimento infantil.

Do creme de abacate, a partir do qual a escola apresentou a letra A ao Pré II, até o preparo mais recente na cozinha, o X-burger com carne assada no forno, palavra que se inicia com a 24ª letra do alfabeto, foram muitas oportunidades de apresentar aos pequenos uma diversidade de alimentos. Na lista de Flávia está bolo de banana e de cenoura, mousse de damasco, empadão de espinafre, bolo de fubá, gelatina colorida, bolo de iogurte, doce de jaca, mousse de kiwi, bolo de laranja, mousse de morango, sanduíche de nabo, omelete, pera caramelizada, queijadinha, rabanada de forno, salada de frutas, picolé de tangerina, fondue de uva com chocolate, vitamina de banana, waffle com geleia e yakissoba de legumes. “Conseguimos unir o trabalho pedagógico com a educação nutricional. Quando entro na sala para levar o material e desenvolver a receita da letra da semana, eles estão já com tudo na ponta da língua. Esse trabalho é a chave para conseguirmos despertar o interesse deles em experimentar”, avalia Flávia, “Foi muito bom esse ano o trabalho com a letra ‘t’. Só duas crianças não provaram o tomate cereja, todas as outras repetiram. Muitos não conheciam essa variação, gostaram e estão levando adiante, para a casa, a família”.

O projeto "Salada de Letras", que já existe há oito anos, conta entre suas metodologias com leitura semanal da história, roda de conversa sobre o texto, dramatização, ditados, recorte, colagem e ilustração de alimentos, vídeos sobre alimentação saudável, insumos trazidos de casa, conversas com Flávia, piquenique, caderno de receitas, além da preparação e degustação das receitas, da festa de aniversário da personagem, que se estende aos alunos, e do diário das famílias, com anotações do fim de semana em companhia da boneca. Assim como o amigo Miguel, Gabriela Alves lembra com carinho do tempo que passou mais próxima de Camila. “Ela foi na praia comigo e comemos biscoito”, diz a menina de 5 anos, que abre um sorriso igual à da boneca nas fotos de mais um aniversario que entra para a história.

Tia Shirley com Gabriela Alves e Miguel Estevão, seus alunos do Pré II

Por Luiza Gould