27/11/2017

Gato Xadrez comemora 3 anos

“Era uma vez um gato xadrez. Ele pulou para o lado e ficou listrado!” Assim Isa Mara Lando inicia livro que, desde 2013, discute a formação de identidades, tema que não poderia ficar de fora da abordagem pedagógica da Escola La Salle RJ. Mudando de estilos todo o tempo, o gato xadrez dá nome à obra e é sua razão de ser. Ao longo das páginas, nosso protagonista busca descobrir quem é de verdade e, de quebra, ensina ao 1º período a importância do reconhecimento de si e do respeito às diferenças. O simpático gato e mascote da turma fez aniversário de 3 anos no último dia 16, com direito a bolo, guloseimas, lanchinho e muita festa, junto de seus amigos do 1º.

Amigos mesmo, afinal, como a professora Fernanda de Paula explica, o gato xadrez divide a atenção com os outros alunos: “É mais um membro da nossa turma, faz parte do nosso convívio social. A história nos ajuda a mostrar que todos têm identidade, dia que nasceu, características próprias”. Outro benefício é a integração com a família, como pontua. Todas as sextas-feiras, um pequeno é sorteado para levar o boneco do gato xadrez para casa. As atividades realizadas com ele no fim de semana precisam ser registradas em foto e trazidas à escola na segunda-feira seguinte, “uma forma de a família estar presente, participar deste momento da criança, para que ela possa entender a importância do cuidado com o outro”.

A missão é importante, logo a alegria em celebrar o personagem não podia ser diferente. Confira nas fotos!

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ