09/11/2017

Quando os heróis saem das HQs: Mostra Literária 2017

Eles prendem os inimigos em uma teia ultraresistente, de onde ninguém é capaz de escapar. Hrrrraaahh!!! Hulk, Mulher Maravilha e Super-Homem chegaram para espantar qualquer vilão. Mas e se ele for o Coringa? Tudo bem, em Gotham City não há espaço para ele e o Batman, e o homem morcego acaba de chegar para amarrar o terrível Joker! Mas Hawk Moth está levando o caos a Paris? Calma, Batman, não é preciso ir até lá, pois Ladybug e Cat Noir já formam uma boa dupla na defesa da França. Foi assim, dando vida aos heróis dos quadrinhos e desenhos animados, que os alunos da Escola La Salle Rio de Janeiro protagonizaram mais uma Mostra Literária, quando encenam histórias aos seus familiares.

O tema, a coordenadora Karla Bustamante explicou antes dos shows do dia 27 de outubro: “Durante todo o ano apresentamos os benefícios que os super-heróis trazem para as crianças. Eles têm o poder de ajudá-las em sua própria compreensão do mundo e construção de valores. Ensinam a ser valente, corajoso, fazer o bem, conhecer as responsabilidades, respeitar as diferenças, pensar antes de agir, acabar com as injustiças, cuidar dos animais e usar o raciocínio”.  O Irmão Fabricio Heinzmann, por sua vez, destacou no evento a importância da leitura, a razão de ser tanto da Mostra quanto do Café Literário, realizado no mesmo mês.

“A educação lassalista se fundamenta em três áreas: física, espiritual e a intelectual. Nós vivemos no país do futebol, parece que o exercício físico já faz parte do brasileiro, mas não somos tão conhecidos como o país da leitura”, atestou, “Assim como o corpo, o cérebro também precisa de exercício, senão atrofia”.

Feitas as devidas apresentações, era hora do espetáculo, de praticar as coreografias criadas e ensaiadas pelas professoras heroínas e pela auxiliar de coordenação Maviane Lima (também detentora de superpoderes) com afinco. O 1º período encarnou Homem e Mulher-Aranha, enquanto o 2º mesclou heróis da Marvel e da DC, mas todos originados dos quadrinhos. Coube ao 3ºA cantar e encenar no meio da dança a prisão do Coringa por vários Batmans. Já o 3ºB dramatizou o fenômeno do momento: Miraculous. Para as crianças tudo já era uma festa, as fantasias, a presença dos pais, as fotos. Mas a grande surpresa ainda viria. Um Hulk que quase não passava pela porta do Auditório La Salle brigou com o Homem-Aranha. Batman e Ladybug também animaram às turmas, ansiosas para abraçar os heróis favoritos.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira