29/08/2017

Dia dos Pais

José, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, cuja responsabilidade era simplesmente assumir o papel que foi a ele incumbido, teve a delicadeza de cumprir o seu chamado mesmo sem saber que era essa a sua vocação. O carpinteiro tornou-se santo e símbolo de paternidade para todo o mundo.

São José criou Jesus como seu filho, assim como muitos pais de coração, sem ter de fato gerado um. O Dia dos Pais da Escola La Salle RJ foi repleto de emoção. A homenagem teve início com fala do Irmão Fabrício Heinzmann, que salientou a importância da figura paterna na vida das crianças. “Esta data é muito importante, assim como comemorarmos o Dia das Mães. Os pais também têm uma tarefa substancial na educação lassalista”, afirmou. Para completar, o diretor da escola citou um dos ensinamentos mais representativos da Rede: “São João Batista De La Salle, quando escreveu para os seus irmãos, dizia: ‘Eduque com firmeza de pai, mas com ternura de mãe’. Sabemos que, às vezes, esses papéis também se invertem, o pai pode ser mais carinhoso e a mãe mais dura, mas mantendo em mente que sempre existe um equilíbrio, mediante a participação dos dois”.

Os papais, vovôs, titios, e as mamães que fazem papel de pais, estiveram presentes e puderam prestigiar a apresentação em que os pequenos mostraram que o pai pode ser herói, melhor amigo, um protetor. Além do show com coreografia, as crianças confeccionaram presentes para seus ídolos.

Um dos pais que marcou presença, Alexandre Santos, contou o que o Dia dos Pais e a Escola La Salle Rio de Janeiro representam para sua família: “Uma integração entre pais e filhos é sempre relevante, além de mostrar o quanto a figura paterna é primordial no crescimento das crianças”. Santos, de 47 anos, aproveitou o momento para também elogiar a escola. “Gostaria de parabenizar a La Salle RJ, os professores e a instituição em geral, pois tenho outro filho que estudou aqui há sete anos. Quando falei para ele que viria hoje, ele quis estar comigo também. Foi uma vontade espontânea dele, e até se emocionou ao entrar na escola. Isso quer dizer que lá atrás quando ele estudou aqui, foi muito bem tratado”, completa Santos, que é pai do Leandro, aluno do 2° período.

E os pequenos também foram presenteados! Isso porque antes de apresentarem-se, os homenageados puderam desenhar em uma folha algo que mostrasse o sentimento deles para com as crianças. Os desenhos foram expostos em sala como atividade para os alunos.