26/05/2017

Amor de mãe

O peito disparou, afinal o amor estava ali (trechos de “Amor I love you”, Marisa Monte) estampado em cada tímido rostinho do 1º período. O 2º período cantou àquela que querem a todo o instante, algo que nem mil auto-falantes (trechos de “Fico assim sem você”, Claudinho e Bochecha) poderiam fazer ecoar de melhor forma. O 3º período A foi atrás do coração, construído no palco, com a ajuda do amigo mais próximo. Mas como falar desse sentimento, sem buscar pelas palavras do Rei? Afinal as mães não podem esquecer, nem um segundo, que deles vêm o amor maior do mundo (trecho de “Como é grande o meu amor por você”, Roberto Carlos) por elas. E também a admiração, pois cada aluno do 3º período B é fã do jeito, da roupa, do sorriso estampado na boca, dos olhos... (trechos de “Sou seu fá número 1”, Eduardo Costa).

O parágrafo que abre esta matéria é uma coletânea de letras, de músicas, de sons. Um mosaico, no qual cada azulejo cuidadosamente unido é representado por um momento do show deles. No dia 12 de maio foi difícil segurar a emoção, na homenagem cantada e dançada por cada turminha às suas mães. Recepcionadas pela coordenadora Karla Bustamante declamando poesia de Mário Quintana (“MÃE. São três letras apenas, as desse nome bendito, e nelas cabe o infinito”), as protagonistas da festa encontram o Auditório La Salle repleto de desenhos, fotos, trabalhos das crianças inspirados nas suas progenitoras, mães de coração, avós.

Todas lembradas nos discursos da direção da Escola La Salle RJ, que precederam as celebrações. No colégio desde o início deste ano, Irmão Fabrício Heinzmann se dirigiu às mães ressaltando três elementos relacionados a elas. “Se não fosse a ternura de mãe não existiria a pedagogia lassalista, portanto ela é o primeiro ponto que me ocorre hoje”, afirmou, “Já o Papa Francisco, nos lembra de dois: o amor e a escolha de vida em dar a vida, isso é grande e bonito”. Irmão Jardelino Menegat, por sua vez, fez um exercício. Como de costume, testou se os nossos anjinhos sabem rezar para, em seguida, treinando com os pequenos o silêncio, se dirigir aos responsáveis: “Vocês criam, e muito bem, hábitos neles. Mães, pais e a escola juntos estamos educando essas crianças para ver sempre boas atitudes. Desde o momento do nascimento delas até agora vocês transmitem valores e, tenham a certeza, também contribuímos, elas vão sair diferentes daqui”.

Laís que o diga. A empolgação da aluna do 3º período B na homenagem rendeu um dos momentos mais divertidos do último dia 12. Cantando a plenos pulmões cada verso, ela acabou por receber o microfone das mãos de Karla e o resultado foi uma apresentação digna de estrela do “The Voice” no palco. A turma ficou animada e os corações na plateia saltaram, dentre eles o de Suelane Ferreira. “A Laís sempre foi muito carinhosa e extrovertida, esperava que ela fosse dançar, mas me surpreendi com a coragem de segurar o microfone, ela só tinha feito isso uma vez. A equipe da Escola La Salle é muito criativa e a cada ano as apresentações se tornam mais marcantes. A música está na cabeça até agora, é um momento que faz parte da nossa história”, contou a mamãe.

Também teve membro do corpo pedagógico saindo emocionado do Auditório. Na lembrança às professoras e funcionárias que são mães, elas foram chamadas no palco e Maviane Baense de Lima, auxiliar de coordenação, grávida de três meses, recebeu flores no palco.