31/10/2023

Bronze na Olimpíada de Português

Bronze na Olimpíada de Português Nicoly Curtarelli é aluna do segundo ano do Ensino Médio La Salle Xanxerê

Destaque nacional: estudante do colégio La Salle Xanxerê conquista bronze em Olimpíada de Português

A estudante Nicoly Curtarelli, do colégio La Salle Xanxerê, conquistou a medalha de bronze na 1ª Olímpiada de Português (OP) 2023. A Olimpíada teve mais de 100 mil alunos inscritos em todo o país, envolvendo instituições de ensino de 26 estados.

A competição é nacional, e os estudantes passaram por duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva, com 25 questões, e a última fase, uma prova mista com quatro questões de somatório e outras quatro discursivas.

Para Nicoly, que está na segunda série do ensino médio, participar da Olimpíada de Português foi uma experiência desafiadora, mas também gratificante.

“Já estou acostumada com as olimpíadas aqui na escola, e isso ajudou muito, especialmente na primeira fase. A segunda fase foi totalmente diferente e desafiadora. Foi em outra cidade [Chapecó]. Tinha muitas questões de lógica e um modelo de prova mais próximo de um vestibular. Confesso que não imaginei que conseguiria. Fiquei muito feliz”, comemora.

O coordenador pedagógico do ensino médio e professor de Língua Portuguesa do Colégio La Salle, Ademir Giraldello, explica que esse tipo de competição estimula o aprimoramento de habilidades.

“A Olimpíada de Português, além da contribuição para a disseminação do conhecimento linguístico, auxilia no aprimoramento de habilidades de leitura, de escrita e de interpretação", relata.

A Olimpíada

A Olimpíada de Português (OP) é uma competição acadêmica de Língua Portuguesa em nível nacional para os alunos do ensino fundamental e médio.

A OP foi idealizada por um grupo de professores e de estudiosos com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da capacidade interpretativa e expressiva dos alunos por meio da promoção do uso padrão da Língua Portuguesa e da reflexão acerca de textos clássicos de excelência e de provérbios da sabedoria popular.

O propósito deste projeto é promover o bom uso e a compreensão da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico e, ao mesmo tempo, honrar os maiores talentos da área.