24/09/2019

Ensino Fundamental II

Projeto Pense Matemática

Durante o mês de agosto e setembro, os alunos das turmas 171 e 172 desenvolveram as atividades do projeto pense matemática, orientados pelo professor Maykon Willian Basilio.

O Pense Matemática é um programa multiplataforma de matemática para escolas, com o objetivo de dar sentido à aprendizagem da disciplina, tornando o processo muito mais encantador e envolvente. Foram disponibilizados uma série de recursos pedagógicos para desenvolver o pensamento matemático dos alunos com um programa complementar à grade curricular, com o objetivo de despertar o gosto pela área matemática nos anos escolares.

Todas as atividades do projeto foram desenvolvidas de forma prática, em equipe e alguma utilizando recursos tecnológicos, além de trabalhar com conceitos de reutilização de materiais, assim os alunos conseguiram visualizar na prática conceitos matemáticos e a sua importância no cotidiano, além de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico.

As atividades realizadas foram:

Um grande restaurante e o problema da fila - Como fazer a fila andar mais rápido?

Objetivos: Resolver situações-problema envolvendo a ideia de divisão. Realizar aproximações em relação a resultados. Solucionar problemas envolvendo raciocínios combinatórios simples.

Coding - Equilibrando-se sobre o abismo - Como realizar uma tarefa com um número menor de comandos?

Objetivos: Desenvolver o pensamento lógico para a resolução de problemas. Dividir grandes problemas em problemas menores para facilitar a resolução. Aprender comandos simples em linguagem de programação.

Som na caixa! - Por que instrumentos parecidos produzem sons diferentes?

Objetivos: Reconhecer que há elementos matemáticos envolvidos na produção de sons. Observar as variações ocorridas nos sons de acordo com as medidas do instrumento utilizado para produzi-lo.

Ponte sobre o Rio Moju - O que aconteceu com a ponte?

Objetivos: Reconhecer a propriedade da rigidez dos triângulos. Interpretar dados numéricos em textos.

Uma casa na palma da mão - Como se faz uma miniatura?

Objetivos: Perceber a razão e proporção presentes nas miniaturas. Utilizar e calcular a escala entre dois elementos.