04/04/2019

Projeto Simetrias na Natureza

Os alunos do 7º Ano, turmas 171 e 172 realizaram um projeto Simetrias na Natureza.

A simetria na Natureza é um fenômeno lindo e fascinante que remete ao equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição em vários elementos que podemos observar em nosso cotidiano. Pensando nisso, os alunos das turmas 171 e 172 desenvolveram o projeto Simetrias na Natureza, em conjunto com as disciplinas de matemática e ciências, com os professores Maykon W. Basilio e Adinéia Parizotto.

O projeto tem por objetivo levar os alunos a observar, reconhecer e identificar os diferentes tipos de simetrias presentes na natureza, reconhecendo padrões das figuras geométricas planas e também caracterizando os principais tipos de ecossistemas onde essas imagens estão inseridas.

O professor Maykon de matemática destaca a importância do projeto. "Buscamos trabalhar a autonomia dos alunos nas buscas por imagens na natureza que apresentavam os tipos de simetrias vistos em sala, o que é muito importante, pois é uma das maneiras de tornar o ensino de matemática significativo e mostrar a sua presença em situações que muitas vezes passam despercebidas em nosso cotidiano".

A professora Adinéia, ressalta. “Conceituar o currículo nas escolas de forma fragmentada sem preocupação de interligar disciplinas e considerado pouco eficaz. Neste sentido, a multidisciplinaridade procura estabelecer relações e troca de conhecimento, tendo em vista o objetivo comum, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação. Buscamos dessa forma, articular as disciplinas de matemática e ciências para refletir sobre a importância dos fatores do ambiente para os seres vivos, seu modo de vida e o ambiente que ocupam”.

A finalização do trabalho ocorreu com a elaboração de cartazes para a exposição das fotos tiradas pelos alunos.