03/04/2019

Responsabilidade Ambiental

Alunos do Turno Integral desenvolvem um purificador de água e visitam a Casan.

Dando seguimento no projeto Responsabilidade Ambiental, que tem como lema: acender a luz da responsabilidade ambiental nas pessoas, os alunos do Turno Integral trabalham a importância que a água tem em nosso planeta. Entre eles o cuidado, a prevenção, conscientização. E os processos que a água passa para se tornar potável. É preciso conscientizar as pessoas que apesar da quantidade de água existente no planeta, nem toda pode ser consumida. Por isso, a água deve ser vista como um bem que precisa ser preservado. Seu uso deve ser racional.

Após a compreensão do processo da importância da água, os alunos salientam os cuidados que a população deve ter com a água, não só a redução do uso, mas também da reutilização. Segue algumas medidas para evitar o desperdício: tomar banhos mais curtos; manter as torneiras fechadas; cuidar com vazamentos; reaproveitar água da chuva; utilizar cisternas.

Os alunos produziram um purificador para entender o processo e após isso foi realizada uma visita a Casan para entender como são as etapas de tratamento em larga escala. O "Tratamento de Água" é um longo processo de transformação pelo qual a água passa, até chegar em condições de uso para abastecer a população, independente da função que ela terá. Assim, depois de captada nos rios, barragens ou poços, a água é levada para a estação de tratamento, onde passa por várias etapas, que serão mais complexas dependendo das impurezas existentes nela.

Os alunos comentam “acreditamos que não existe uma poção mágica para melhorar o mundo, acreditamos sim que ao despertamos para essa responsabilidade ambiental, aos poucos nossas atitudes vão ganhando força e voluntários para entrar em sintonia de reduzir e reutilizar nossos bens naturais”.