21/03/2019

Responsabilidade Ambiental

Os alunos do turno integral realizaram na semana passada a 1º atividade do projeto Responsabilidade Ambiental.

Fortalecer e estimular a conexão com a natureza e fazer disso uma prática no cotidiano dos alunos. Esse é um dos objetivos do projeto Responsabilidade Ambiental. Pensando nisso os alunos do turno integral confeccionaram móbiles do mundo, e plantaram flores pela escola. A conexão das crianças com o meio ambiente faz com que os mesmos cultivem o amor e cuidado pelo nosso planeta, acendendo em seus corações a Responsabilidade Ambiental, compreendendo a importância dessa conexão entre a natureza e os seres humanos.

O projeto, tem como foco ações educativas para incentivar os alunos a fortalecer atitudes com relação à saúde ambiental e à responsabilidade com o meio ambiente. A escola é um local por excelência, de aprendizagem, de formação para a cidadania e, portanto, espaço ideal para a discussão e reflexão.

As Professoras Simone Piva, Jessica Canal, Renata Grigol e Nadjanaina Poli comentam sobre o projeto. “Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais. Podemos perceber que a realidade de degradação só vem aumentando com o passar dos anos, então o âmbito escolar se torna de fundamental importância para a conscientização de uma reeducação ambiental, mudando hábitos e ampliando percepções”.