15/03/2019

VIAGEM NA LITERATURA

Alunos da 1ª série do Ensino Médio realizam atividade diferenciada, com acessos a obras com escritas em hebraico, grego, latim e árabe.

A leitura é o alimento da cultura humana. Ela cria condições que possibilitam ao ser humano viajar na imaginação e reviver o espírito da curiosidade em novas descobertas. Nesse sentido, os alunos da 1ª série do Ensino Médio, realizaram uma atividade relacionada às disciplinas de Filosofia e de Ensino Religioso com o objetivo de “viajar” por algumas obras clássicas da literatura mundial.

O professor Anderson Luiz Tedesco ressalta a importância de realizar atividades diferenciadas. “Este tipo de prática didática alimenta a imaginação e a curiosidade e incentiva os estudantes a buscarem por novas leituras dos clássicos da humanidade”.

Saiba mais sobre a atividade

A dinâmica teve início com os Sumérios, um dos textos considerados mais antigos da humanidade, a “Epopeia de Gilgamesh”, de autoria anônima. Os textos gregos, com duas epopeias, “Ilíada” e “Odisseia”, cujas autorias são atribuídas a Homero, e os romanos, que também apresentam a epopeia “Eneida”, escrita por Virgílio. Ademais, nas grandes religiões monoteístas, observaram-se, no Judaísmo, alguns aspectos do livro “Torá: a lei de Moisés”, no Cristianismo, a Bíblia e, no Islamismo, o Alcorão, obras religiosas que foram escritas em hebraico, grego, latim e árabe.