05/12/2018

Aprendizado através de viagens de estudos

Conhecer novas culturas, realizar experimentos, interagir com obras de arte, viajar no tempo, observar o universo. São muitas as possibilidades para os estudantes se aprofundarem nos assuntos abordados em sala de aula, fora do ambiente da escola.

Por meio das viagens pedagógicas os alunos passam por experiências que irão enriquecer o seu currículo escolar e ainda ampliar seu olhar sobre o mundo que o cerca. Fora do ambiente da família ou da escola, o aluno, durante uma viagem de estudos, desenvolve responsabilidade, exercita a socialização, a participação e a liderança, busca soluções para problemas e é estimulado a fazer uma análise crítica daquilo que observa.

Neste ano, alunos do ensino fundamental e do ensino médio, vivenciaram a experiência de conhecer novos ambientes de aprendizagem:

- 2º ano EF – SESC Chapecó/SC

- 3º ano EF – visitaram a área indígena de Ipuaçu/SC;

- 4º ano EF – Parque Estadual das Araucárias em São Domingos/SC;

- 5º ano EF – Cultura alemã e zoológico em Pomerode/SC;

- 6º ano EF – Ametista do Sul/RS

- 7º ano EF – Paranaguá/PR

- 8º ano EF – Parque Aparados da Serra em Cambará do Sul/RS

- 9º ano EF – Serra Gaúcha

- 1ª série EM – São Borja e São Miguel das Missões/RS

Durante as viagens de estudo, os alunos associaram os conteúdos trabalhados em sala de aula nas áreas de Química, Física, Ciências, Geografia, Geologia, História, Língua Portuguesa e Artes.