22/11/2017

Cultura

Viagens Pedagógicas

Conhecer novas culturas, realizar experimentos, interagir com obras de arte, viajar no tempo, observar o universo. São muitas as possibilidades para os estudantes se aprofundarem nos assuntos abordados em sala de aula, fora do ambiente da escola.

Por meio das viagens pedagógicas os alunos passam por experiências que irão enriquecer o seu currículo escolar e ainda ampliar seu olhar sobre o mundo que o cerca. Fora do ambiente da família ou da escola, o aluno, durante uma viagem de estudos, desenvolve responsabilidade, exercita a socialização, a participação e a liderança, busca soluções para problemas e é estimulado a fazer uma análise crítica daquilo que observa.

Neste ano, os alunos dos 8ºs anos viajaram para conhecer o Parque Nacional Aparados da Serra, que é uma unidade de conservação brasileira e de proteção da natureza, localizado na serra geral entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os alunos dos 7ºs anos, visitaram o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, Aquário Municipal e o Porto de Paranaguá/PR e, os alunos dos 9ºs anos para a Serra Gaúcha, Vale dos Vinhedos, Caminho de Pedras, Epopeia Italiana, Maria Fumaça e Vinícola Aurora, nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Monte Belo do Sul.  A programação para os 6ºs anos está prevista para o dia 29/11, com visitação na Usina Hidrelétrica de Itá e Museu Entomológico Fritz Plaumann em Seara/SC.

Durante as viagens de estudo, os alunos podem associar os conteúdos trabalhados em sala de aula nas áreas de Química, Física, Ciências, Geografia, Geologia, História, Língua Portuguesa e Artes.