14/06/2017

CONTRIBUINDO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL

A escolha profissional é um momento bastante delicado na vida dos pré-universitários. Por isso, é essencial que eles recebam todo o apoio emocional, psicológico e também as informações necessárias para que a decisão seja tomada com mais segurança.

Como processo, a escolha profissional pode ser trabalhada nos contextos escolares e educacionais de forma preventiva, dentro de propostas que envolvem a aquisição de novas aprendizagens e a reconstrução de sentidos.

O Colégio, possui um papel importante na orientação profissional de seus alunos e deve estimular a busca de informações sobre o mundo do trabalho e incentivar a reflexão pessoal sobre a escolha ocupacional e não apenas as vésperas do vestibular. A escola realiza atividades que sensibilizem o aluno para a temática do trabalho por meio de reflexões sobre a ação do indivíduo no mundo. E, gradualmente, a temática sobre a escolha profissional se intensifica para que na 3ª série do Ensino Médio seja realizada uma intervenção com foco específico em auxiliar o jovem a dar o primeiro passo.

O Colégio La Salle Xanxerê, com o objetivo de ajudar seus alunos na tarefa da escolha, oportunizou palestras com profissionais de diversas áreas, visita a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus de Chapecó e a Feira de Profissões da PUCPR de Curitiba. Orientação vocacional e manejo de ansiedade. O importante é apresenta-los para a maior quantidade de carreiras possíveis, oferecendo boas informações para contribuir na escolha da profissão.