07/10/2015

Teologia e mídia inspiram evento Palavração

A terceira palestra do ciclo organizado pelo curso de Teologia é sobre Teologia, mídia e a religião vivida com o coordenador do PPG em Teologia da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), Prof. Dr. Julio Cezar Adam.

O evento acontece nesta quarta-feira, 7 de outubro, na sala 213 do prédio 1. Julio Cezar Adam possui graduação em Teologia pela Faculdade EST e doutorado na mesma área pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, onde recebeu o prêmio Karl H. Ditze pela tese de destaque, em 2005. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Tem pesquisado na área do culto cristão, liturgia e homilética, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso, espiritualidade e temas relacionados a mídias, cultura, comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.

Sobre o Palavração:

Em nota para jovens seminaristas alemães em 1977, Paulo Freire fala que a palavra de Deus é um verbo encarnado, ou seja, uma palavra que “jamais poderia ser aprendida se não fosse apreendida e não seria apreendida se não fosse igualmente por nós encarnada. Sua Palavra não é som que voa: é Palavração”.

De acordo com o Coordenador do Curso de Teologia do Unilasalle, Prof. Dr. Renato Ferreira Machado, “a Teologia, por sua vez, tem por tarefa ler as palavras encarnadas na realidade e encarnar a Palavra para que a realidade seja transformada”. E buscando responder a este desafio, o Curso de Teologia do Unilasalle promove o Ciclo de Palestras Palavração, que tem, no total, quatro encontros. O evento conta com a presença de pensadores da área, que encarnam e traduzem esta vocação ao impossível que se faz realidade, à loucura chamada fé. Todas as palestras serão gratuitas e abertas ao público.

Próximo encontro:

O ciclo de palestras será encerrado no dia 23 de novembro com a palestra de Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, que falará sobre a Comunidade Eclesial para o Século XXI no Documento 100 da CNBB. A atividade acontecerá Auditório Ir. Arsênio Both, também às 8h30min.