26/06/2015

Comunidades Educativas celebram São João

Comunidades Educativas celebram São João Festa Junina

Para marcar a data em homenagem à São João, que ocorre em 24 de junho, as comunidades educativas da Rede La Salle realizaram atividades especiais.

Em Porto Alegre/RS, o La Salle Santo Antônio trouxe, dentre suas atrações, as apresentações de alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que encantou pais e familiares. Comidas típicas e brincadeiras também fizeram parte da celebração antoniana. Já no La Salle Dores, além das tradicionais danças, a equipe organizadora da Gincana Dorense colocou os participantes em movimento, lançando uma tarefa surpresa durante a festa. As equipes tiveram meia hora para organizar um "flash mob" ao som da música "Sugar", do Maroon 5. Todos participaram e se divertiram muito.

O Colégio La Salle Xanxerê, em Santa Catarina, reuniu pais, familiares e alunos em um dia repleto de brincadeiras e diversão. As turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Terceirão e, também, a Escola de Dança, apresentaram danças abordando o tema “A história da música caipira e sertaneja no rádio”.Outras unidades da Rede La Salle também celebraram São João, com muita dança, festas e brincadeiras.

Saiba mais sobre a Festa Junina

As festividades juninas têm origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João. De acordo com alguns pesquisadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período em que o Brasil foi colonizado por Portugal.Durante esta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.

Da França veio a dança; da China a tradição dos fogos de artifício, e da Península Ibérica veio a dança das fitas. Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, nas diversas regiões do país, adquirindo características populares em cada uma delas.

Clique aqui e conheça mais sobre a História da Festa Junina.