31/03/2016

Cuidados com a Gripe H1N1

Como tem sido amplamente divulgado pela imprensa e através dos órgãos oficiais de saúde, o DF está enfrentando nesse ano um possível surto antecipado da gripe H1N1.

Nossa escola, tomando medidas preventivas, está instalando por toda a escola aparelhos dispensadores de álcool gel e em espuma, com o objetivo de facilitar o acesso a medidas profiláticas que evitem a disseminação da gripe.

Será feita uma campanha de conscientização quanto às formas de contágio do vírus da gripe e quais as medidas preventivas que devem ser tomadas por todos os integrantes da comunidade educativa, especialmente orientando quanto à importância do uso do álcool como forma de prevenção ao contágio do vírus.

As famílias também são importantes nesse processo e devem insistir com as crianças quanto aos cuidados que devem ser tomados.

Fiquem atentos às orientações abaixo:

Como podemos nos prevenir da gripe H1N1?

De acordo com o Ministério da Saúde, para redução do risco de pegar ou transmitir doenças respiratórias, as pessoas podem adotar medidas gerais de prevenção:

- frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

- utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- manter os ambientes bem ventilados;

- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.