03/07/2020

Comunicado Volta às Aulas

Estimadas Famílias Lassalistas,

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!

No dia de ontem, 2 de julho de 2020, o Governo do Distrito Federal publicou o Decreto 40.939, com a seguinte afirmação:

Art. 4º - Ficam liberadas as atividades educacionais presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada, devendo ser observados os protocolos e medidas de segurança estabelecido no art. 5o e no Anexo Único deste Decreto. (DODF EDIÇÃO EXTRA Nº 105, de 2 de julho de 2020). A data para essa “liberação”, para as escolas particulares, seria a partir do dia 27 de julho e para as escolas públicas a partir de 3 de agosto.

Diante da decisão governamental, as escolas da Rede La Salle no Distrito Federal e a Direção do Colégio La Salle Sobradinho informam o que se segue:

1. Para garantir os processos pedagógicos em andamento e propiciar um período de descanso para os estudantes, famílias e professores, o Colégio La Salle Sobradinho mantém válido o Calendário Escolar do mês de julho, já encaminhado às famílias, com aulas a distância até o dia 24 de julho e recesso escolar entre os dias 27 e 31 de julho de 2020;
  2. Após o retorno às atividades escolares presenciais, o Colégio La Salle Sobradinho oferecerá aos estudantes que optarem, em virtude de razões médicas ou por escolha familiar, por não comparecer ao Colégio, a possibilidade de continuarem seus estudos de forma remota. As aulas oferecidas presencialmente serão disponibilizadas, ao vivo e on line, nas plataformas já usadas até o presente momento. A participação através da mediação da tecnologia, mesmo após o retorno das aulas no Colégio, será considerada presença e não se configurará como falta;
  3. Na semana entre os dias 6 e 10 de julho, através de seus canais de comunicação (site, Facebook, e-mail, Instagram e app La Salle Mobile), o Colégio realizará uma pesquisa para verificar quantos e de quais séries serão os alunos que voltarão para as atividades presenciais. Isso permitirá a organização da escola para receber esses estudantes, com a organização de horários, revezamento de alunos, medidas para distanciamento, profilaxia, etc. Assim sendo, é de fundamental importância que as famílias lassalistas respondam à pesquisa que será enviada;
  4. Entre os dias 20 e 24 será enviado a todas as famílias lassalistas o Plano de Contingência e Protocolo de Biossegurança, com todas as informações e orientações que serão aplicadas na volta às aulas, com o objetivo de promover um retorno seguro para os alunos e colaboradores. Esse Plano está alicerçado em três eixos: Segurança e Proteção; Aprendizagem e Bem-Estar. Também será informado o sequenciamento do retorno às aulas, indicando o ordenamento de datas, turmas e séries que retomarão suas atividades presenciais.
  5. O Colégio La Salle Sobradinho, juntamente com as demais escolas da Rede La Salle DF, oferecerá a todos os seus estudantes, no retorno às aulas presenciais, um instrumento de Avaliação Diagnóstica, sem a computação de nota. Essa avaliação acontecerá a partir da segunda semana de aulas presenciais. Através da análise dos resultados, será possível identificar dificuldades de aprendizagem ou compreensão de conteúdos durante o período de aulas a distância de forma individual e coletiva. Esses dados orientarão o planejamento pedagógico do restante do ano letivo, evitando assim quaisquer prejuízos no processo ensino-aprendizado dos estudantes lassalistas. As avaliações diagnósticas somente serão efetuadas presencialmente, com horário marcado para os estudantes que não voltarem às aulas.
  6. Reiteramos o compromisso do Colégio La Salle Sobradinho no sentido de seguir todas as determinações e orientações das autoridades sanitárias do DF e do Brasil, buscando assim garantir as melhores condições para o retorno às atividades escolares presenciais, mantendo a comunidade educativa lassalista devidamente informada sobre quaisquer alterações que venham a acontecer.

Contando com a parceria e compreensão das famílias lassalistas, reafirmamos que “grandes coisas são possíveis” a partir da fé e da confiança em Deus, que nos acompanha e protege. Estamos seguros de que, juntos, atravessaremos estes tempos difíceis em direção a um novo horizonte, cheio de esperança e alegrias.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Fraternalmente em La Salle,

Equipe Diretiva do Colégio La Salle Sobradinho