09/04/2019

Como o Cérebro Aprende

Um dos projetos de aprendizagem mais significativos desenvolvidos no Colégio La Salle Sobradinho é o Programa de Monitoria, iniciado no ano de 2018. Trata-se de um projeto através do qual estudantes com melhores desempenhos em determinadas disciplinas ajudam seus colegas com dificuldades, em turno inverso, complementando assim o conteúdo trabalhado nas aulas regulares e nas de reforço.

Esse projeto foi idealizado pela Bibliotecária da escola - Caroline Lago e pela Orientadora Educacional Rosana Lima, e envolve os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Neste ano de 2019 o Programa de Monitoria teve o seu lançamento oficial com uma palestra denominada "Como o Cérebro Aprende, sob o Olhar da Neurociência", proferida no último dia 4 de abril pela Dra. Aline Barbosa Palmeira, médica neurologista.

Um dos objetivos da palestra, além de explicar o funcionamento do cérebro humano, foi esclarecer os mitos relacionados aos estudos e aprendizagem; o que é aprender; a importância dos estudos contínuos e sistemáticos e a sua importância para a vida acadêmica e profissional. Outro objetivo foi o desenvolvimento do protagonismo do estudante; como ser gestor de seu próprio aprendizado; a capacidade e a disponibilidade para o auxílio aos outros colegas; o empoderamento de informações e ferramentas que auxiliarão na habilidade de aprender, necessária para toda a vida.

Após a explanação, os estudantes puderam fazer perguntas e interagir com a palestrante, além de conhecerem mais sobre a profissão e o cotidiano de profissão médica.

La Salle Sobradinho: aqui eu sei que aprendo.