23/10/2018

IV SINULA Valoriza Protagonismo Juvenil

No último final de semana, sexta e sábado (19 e 20/10), aconteceu nas dependências do Colégio La Salle Sobradinho a quarta edição da Simulação das Nações Unidas La Salle. Mais de 100 estudantes do Ensino Médio das unidades lassalistas do Distrito Federal - La Salle Águas Claras; La Salle Brasília; La Salle Núcleo Bandeirante e La Salle Sobradinho, acompanhados e orientados por seus professores da área de Estudos Sociais, vivenciaram a experiência de participar de uma sessão simulada da Organização das Nações Unidas.
 A atividade contou também com o apoio do curso de Relações Internacionais do UniCEUB.

Representando 12 países - Reino Unido, Índia, Venezuela, Estados Unidos, Coreia do Sul, Irã, Rússia, China, Tunísia, França, Brasil e Israel e divididos em comitês e conselhos: Conselho de Segurança; FAO (alimentação e agricultura), PNUMA (meio ambiente) e ACNUDH (direitos humanos), os "representantes" dos países, de diferentes regiões do mundo, diferentes culturas e modelos de governança trabalharam a partir do tema "Democracia e Direitos Humanos em um Mundo Globalizado). Um grupo de estudantes encarregou-se, também, da cobertura jornalística do evento, com fotos, vídeos e textos explicativos, através do Instagram (sinula.lasalle).

Depois de várias sessões e plenários, cada comitê apresentou uma proposta à assembleia,  com o objetivo melhorar as relações entre as nações e proporcionar condições de vida mais digna para os habitantes de cada país representado.
A experiência comprovou, uma vez mais, que os estudantes lassalistas são capazes, conscientes e competentes para apresentar à sociedade soluções que valorizam a vida e melhoram as condições de habitabilidade do planeta. É importante ressaltar que os alunos que participaram dessa atividade educativa o fizeram por adesão e a mesma não valia nota ou pontos no boletim.

"Ser lassalista é fazer a diferença", foi uma afirmação unânime entre os participantes.
Rede La Salle: valores que unem, ideias que transformam!

Confira algumas fotos do evento.