05/01/2018

Colégio faz Parceria com Google for Education

O Colégio La Salle Sobradinho demonstra uma vez mais estar na vanguarda da educação. É a primeira escola de educação básica da região a formalizar uma parceria com o Google, trazendo para Sobradinho as ferramentas do Google for Education.

Essas ferramentas trazem para a sala de aula, envolvendo professores e estudantes, a tecnologia aplicada à educação, visando desenvolver soluções tanto para o processo de ensino quanto de aprendizagem. Esse programa já é utilizado por escolas de excelência de diversos países e agora passa a ser utilizado pelo Colégio. Entre outros aspectos, será possível com o uso dessa tecnologia a elaboração de tarefas de casa através do computador, tablet ou celular; acesso a vídeos e informações pertinentes ao nível de ensino do aluno; elaboração de provas on line e correção imediata das mesmas, dando ao professor uma clara percepção do aprendizado de seus alunos; elaboração de jogos e games aplicados ao ensino; produção de trabalhos em forma de vídeos; e outras tantas funcionalidades.

Já no início do ano letivo, nas Jornadas Pedagógicas, os professores passarão por uma etapa de treinamento e capacitação. Ao todo, serão 10 etapas de formação: Google Classroom (sala de aula virtual); Google Apresentações (desenvolvimento de aulas e trabalhos além do PowerPoint); Google Expeditions (visitas virtuais a museus, ambientes naturais, cidades com o uso de óculos 3D); Youtube Edu (possibilitando aos estudantes e professores criarem seus próprios vídeos educativos); Google Forms (para realização de pesquisas de campo); Google Sites (também chamado de #nósnaweb, proporcionando aos docentes e alunos a criação de páginas web). Além dessas possibilidades, também serão desenvolvidas avaliações e simulados; agenda e programação de estudos para os alunos, visando maior produtividade; e cada estudante terá seu próprio login e senha para acessar o espaço na nuvem, para arquivar suas pesquisas, trabalhos, vídeos e fotos. Outro aspecto importante é que o professor poderá acompanhar individualmente cada aluno, recebendo informações quanto ao acesso à plataforma, tempo dedicado ao estudo, como cada estudante está fazendo as tarefas de casa, etc. Trata-se, sem dúvida, de uma grande revolução no processo educativo, que preparará ainda melhor os estudantes lassalistas.

O Colégio já adquiriu 25 Chromebooks (o computador do Google) e óculos de realidade virtual, que poderão ser acoplados aos celulares dos estudantes. Uma sala especialmente dedicada para o uso da tecnologia Google for Education está sendo preparada para o desenvolvimento dessa tecnologia, devendo ser inaugurada já no início do mês de março.

La Salle Sobradinho: #transformeagora