04/04/2017

Projeto “Escola na Medida”

Na última sexta-feira o Colégio recebeu a visita das Sras. Jordana Almeida e Mariestrela Foizer Montenegro, que vieram apresentar à escola o projeto “Escola na Medida”.

Esse projeto, apoiado pelo Sindicato das Escolas Particulares do DF tem como objetivo desenvolver atividades educativas vinculadas à melhoria da nutrição infanto-juvenil.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – considera hoje a obesidade uma das grandes epidemias do mundo, tão grave quanto da desnutrição. No Brasil, quase 50% das crianças e adolescentes em idade escolar estão com sobrepeso ou obesidade. Isso é consequência de alimentação composta por alimentos processados, ricos em gorduras e calorias e de baixa qualidade nutricional. Os resultados negativos dessa situação refletem-se na queda do desempenho escolar, na baixa autoestima, na ansiedade infanto-juvenil, no surgimento de enfermidades como a diabetes tipo 2, entre outras.

O Colégio La Salle Sobradinho, dentro de seu propósito de oferecer uma educação integral aos seus estudantes, fará parte desse projeto, que será desenvolvido em quatro etapas:

1ª etapa – Diagnóstico (medida e peso dos alunos, mediante autorização dos pais);

2ª etapa – Educação: através de cartilhas especialmente preparadas, de acordo com cada faixa etária, os estudantes poderão aprender mais sobre saúde e alimentação saudável. A cantina escolar também passará por mudanças, oferecendo alimentação mais saudável e balanceada;

3ª etapa – Engajamento: as famílias serão convidadas a participar do projeto, através do acesso a uma plataforma web, onde poderão acompanhar um programa de hábitos nutricionais saudáveis e orientação para prática de atividades físicas em família. Essa etapa será acompanhada por educadores físicos, que estarão à disposição dos pais para orientações e esclarecimentos.

4ª etapa – Resultados – no final do ano, a escola e as famílias receberão um relatório descrevendo o desenvolvimento e os resultados de seus filhos dentro do projeto.

Todas as atividades do projeto "Escola na Medida" serão acompanhadas pela nutricionista do Colégio Nathália Machado.

Em breve serão disponibilizadas novas informações aos integrantes da comunidade educativa, além de cartazes e cartilhas que servirão como motivação e material de estudo acerca do projeto “Escola na Medida”.

La Salle Sobradinho: #transformeagora