25/07/2016

Novidades para o 2º Semestre

Colégio começa segundo semestre com muitas novidades

Durante o período de recesso dos estudantes e professores, o Colégio desenvolveu intensa atividade para apresentar à comunidade educativa algumas novidades para o segundo semestre, sempre com o objetivo de qualificar a proposta de ensino oferecida.
Confira o que foi feito:
1. Troca do Piso do andar superior: depois de três décadas com o Paviflex azul, o piso do primeiro andar foi substituído por um novo. Trata-se de uma manta vinílica, importada dos EUA, feita com um material durável, normalmente usada em hospitais e universidades, com tratamento antialérgico e acústico. A cor clara, embora exija maiores cuidados com a limpeza, ajuda a criar a sensação de amplitude e favorece o ambiente de silencio e estudos.
2. Enfermaria: Em uma sala devidamente equipada, anexa ao SCT, e com atendimento feito por uma técnica de enfermagem especializada em pediatria, a enfermaria tem como finalidade oferecer pequenos atendimentos, primeiros socorros e manter contato com as famílias em caso de acidentes, etc. Na enfermaria não serão ministrados medicamentos, salvo com atestado e orientação médica. Funcionando nos dois turnos, a partir de 1º de agosto, a enfermaria é mais um serviço que traz segurança e tranquilidade às famílias.
3. Serviço de Apoio Pedagógico – SAP: O Serviço de Apoio Pedagógico – SAP – estará focado no atendimento aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que apresentem Transtornos de Desenvolvimento e/ou Transtornos de Aprendizagem. O objetivo é dar a essas crianças as ferramentas necessárias para que possam desenvolver adequadamente o processo de aprendizagem, no que diz respeito à leitura, escrita e pensamento lógico-matemático. As crianças indicadas para o atendimento no SAP desenvolverão atividades em turno inverso ao que estudam e serão atendidos em pequenos grupos, organizados de acordo com suas singularidades e similitudes. Eventualmente, a responsável pelo SAP poderá entrar em sala de aula, em horário normal, para acompanhar do desenvolvimento do aluno. O atendimento do SAP é EDUCACIONAL e não CLÍNICO. Os atendimentos relativos à área de saúde deverão ser providenciados pelos pais e responsáveis. O SAP qualifica ainda mais os serviços pedagógicos do Colégio.
4. Sala para atendimento aos pais: um novo espaço, especialmente pensado para o atendimento aos pais, foi construído. Nessa sala, além da privacidade necessária, os professores e/ou equipe pedagógica poderão atender, dentro dos horários de coordenação, aquelas famílias que desejam maiores informações sobre o andamento da vida escolar de seus filhos.
5. Intercâmbios Internacionais: O Colégio estabeleceu convênio com a ECI – Educação Católica em Intercâmbio, programa apoiado pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica e que oferece aos estudantes lassalistas a possibilidade de estudos do idioma inglês em Londres, nos períodos de férias de verão (janeiro) ou inverno (julho). Além dos estudos em Londres, os intercambistas terão também a possibilidade de conhecer Paris. Os professores desse projeto de imersão no inglês são credenciados pela Cambridge University e os alunos recebem um certificado fornecido pelo Ministério da Educação do Reino Unido. Nos dias 9 e 10 de agosto os representantes da ECI e Life Intercâmbios estarão no Colégio, para conversar com os alunos e pais interessados.
6. Formação Continuada e Capacitação Permanente: O Colégio La Salle Sobradinho, em seu Planejamento Estratégico, estabeleceu metas e resultados pedagógicos que devem ser alcançados no decorrer do próximo triênio. Para alcançar esses objetivos, está sendo feito um forte investimento na capacitação docente, através da contratação da empresa Neriah – Consultoria Científica e Educacional, que estará responsável pelo aprimoramento dos profissionais da escola. O tema geral da formação continuada será: “Aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades e competências no Colégio La Salle Sobradinho”. Os subtemas que serão objeto de estudo são os seguintes: Por que o ensino por competências e habilidades? O que embasa o ensino por competências e habilidades? Como se definem competências e habilidades? Como se articulam? Quais são os tipos de habilidades a serem desenvolvidas em cada segmento? Como desenvolvê-las? *Matriz de competências e habilidades: SAEB; ENEM; PAS/UnB; e Avaliação de Conhecimentos da Rede La Salle.

Essas são algumas novidades para o segundo semestre de 2016. Outras estão sendo preparadas e serão oportunamente compartilhadas com a comunidade educativa. O importante que é que estamos trabalhando para fazer de nossa escola uma referência em excelência educativa em Sobradinho e colocar nossa escola entre as melhores do Distrito Federal.
La Salle Sobradinho: #transformeagora

Clique, veja algumas fotos e aproveite para curtir a nossa página.