23/06/2016

Bullying: Somos todos um

O fenômeno “bullying” tem sido estudado há alguns anos em todo o mundo. Mais recentemente, com a facilidade de acesso à internet e com a proliferação das chamadas “redes sociais”, o bullying assume novas características, agregando-se à sua prática presencial a forma virtual, o chamado “cyberbullying”.

De acordo com o entendimento de Maria Tereza Maldonado, autora do livro: “Bullying e cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco?”, o bullying é  um padrão repetitivo de comportamentos agressivos, com o intuito de prejudicar uma pessoa ou um grupo de pessoas, entre alunos em um ambiente escolar.

O assunto é tão sério e preocupante que em 6 de novembro de 2015 a Presidência da República sancionou a Lei nº 13.185, que institui no Brasil o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Em nossa escola, o professor de língua portuguesa Jean Kaiser, com o apoio da Orientadora Educacional Rosana Lima, desenvolve um projeto com a finalidade de esclarecer sobre a prática do bullying no ambiente escolar e fora dele, além de combater a sua prática em todos os âmbitos e situações. É o projeto “Bullying: Somos todos um”. Esse projeto tem permitido aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estudarem e se posicionarem a favor da uma convivência de respeito e tolerância, de tal maneira que todos e todas possam sentir-se seguros e felizes no âmbito escolar e fora deles. O trabalho desenvolvido pelos alunos tem sido tão importante e representativo, que a própria autora do livro utilizado enviou um vídeo para os estudantes, parabenizando-os por suas iniciativas e resultados no combate a essa prática tão danosa para as relações humanas.

Leia abaixo o texto do professor Jean Kaiser sobre o Projeto e assista ao vídeo enviado aos nossos estudantes pela escritora Maria Tereza Maldonado, uma das maiores estudiosas do tema bullying”, clicando no link ao final dessa matéria.

O PROJETO

O Colégio La Salle Sobradinho, no intuito de se antecipar e reduzir as mazelas que tanto comprometem a vida dos nossos alunos, criou o projeto “Bullying:  somos todos um”, em que os próprios alunos criam mensagens de combate e esclarecimentos,  por meio de peças teatrais, vídeos com entrevistas, fantoches, enquetes, etc. Os alunos organizam seus trabalhos embasados no livro adotado pela escola“Bullying e cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco?” A esse trabalho é atribuída uma pontuação na média trimestral de acordo com o desempenho de cada um. Assim, entendemos que esse projeto agrega tantos valores sociais quanto morais, pois o aluno é confrontado e estimulado a preservar a integridade de seu colega; porque, ao preparar sua apresentação, este lida com todas as intempéries atribuídas ao bullying; e de alguma maneira se vê sensibilizado para esta situação. Sobretudo, entendemos que ainda estamos lidando com um novo tipo de público educacional, novos valores e estruturas familiares, e infelizmente é difícil afirmar que no futuro, não teremos mais que lidar com esses casos. Entretanto, estamos buscando meios, vencendo desafios, galgando degraus para aprimorarmos o trato e o direcionamento ideal para cada caso, cada universo, idiossincrasias.

Vídeo enviado aos nossos estudantes pela escritora Maria Tereza Maldonado