07/03/2016

Colégio La Salle Niterói em combate ao mosquito

O Colégio La Salle Niterói aderiu a solicitação do Ministério da Saúde do nosso estado e realizou no dia 04 de março o “DIA D” dia de combate ao mosquito Aedes aegypti. Diante de uma grave emergência de saúde pública, provocado pelo aumento da proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do vírus Zika, realizamos uma reflexão com os estudantes do Colégio. O objetivo foi conscientizar e orientar.

A Patrulha ambiental realizou no início da aula do turno da manhã uma reflexão afim de pedir ajuda de todos no combate ao mosquito transmissor. O único instrumento eficiente, neste momento, para impedir essa proliferação é a prevenção. Os estudantes informaram os métodos mais eficazes de impedir a reprodução do Aedes aegypti, atuando sobre o foco-criadouro do mosquito, que é essencialmente a água parada. Além de discutirem internamente os temas em sala de aula, os estudantes foram instruídos a combater o mosquito com suas famílias e em suas comunidades.

No turno da tarde além do momento de reflexão no pátio, os educadores realizaram atividades durante a semana inteira sobre o tema. Através de músicas, debates, também foi passado temas de casa para que pudessem compartilhar com a família essas ações. Os estudantes da Educação Infantil vestiram o chapéu de “Caçadores de Mosquitos” e levaram muito a sério essa tarefa de combate. Outras turmas confeccionaram cartazes preventivos e debateram o assunto em sala de aula.

Através de trabalhos como estes, conscientizamos nossos estudantes e suas famílias de que estas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são um problema de todos, portanto, devemos praticar ações significativas dentro e fora da sala de aula. O Colégio acredita que o resultado dessas ações será expresso em novas atitudes e, assim, em um ato educativo, protegeremos toda a população, principalmente as mulheres grávidas e nossos futuros estudantes.