Atividades Extraclasse

O que fazer com as crianças e os jovens depois ou antes da escola?

Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para pajear os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. Divididos entre as obrigações da vida e as obrigações de pais e de mães, eles têm de se virar nos 30 para conseguirem proporcionar lazer e cultura aos filhos.

Que tal escolher com seu filho algumas atividades extraclasse para esse ano? É uma ótima opção para evitar que ele passe o dia todo sozinho em frente à televisão ou ao computador, e os cursos ainda contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades. Autoestima e timidez podem ser trabalhadas em um curso de teatro, enquanto raciocínio lógico e coordenação motora são desenvolvidos nas aulas de robótica, por exemplo. Diversas pesquisas indicam também que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.

Como escolher um curso extracurricular?

Atividades depois das aulas normais são importantes para aprimorar o desenvolvimento da criança. O início do ano escolar é o momento certo para definir como será a rotina do aluno. Além de determinar o horário da lição de casa, do estudo, do computador e do descanso, os pais se deparam com o desafio de preencher o tempo ocioso da criança ou do adolescente.

 

Se está convencido a matricular seu filho em algum curso, não deixe de ver as opções a seguir:

ATIVIDADES ESPORTIVAS

O esporte pode ajudar com a agressividade das crianças e o bullying. Os estudantes aprendem a respeitar as diferenças e, ao mesmo tempo, ter a humildade de reconhecer que todos nós temos nossas fraquezas e nossos defeitos. Além de uma opção que poderá proporcionar ao seu filho a atividade física que faltava, acompanhada da comodidade e segurança que o Colégio proporciona.

ATIVIDADES CULTURAIS

Tem como objetivo proporcionar aos estudantes atividades complementares com a intenção de integrar, socializar e incentivar as diversas formas de manifestação cultural como parte da formação cidadã. Além de promover o desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos buscando a formação integral do aluno.

  • Ballet
    Responsável: Léslie | Studio Spasso Escola de Dança
    Local: Sala 54
    Horário: Segunda-feira das 17h45 às 18h30 e Quinta-feira das 17h45 às 18h30
    Contato/informações: (51) 99669.1984 (Léslie)
    E-mail: lesliealicedanca@gmail.com

    ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.

    #6 motivos para se dedicar às aulas: Autoestima e autoconhecimento; Elasticidade; Postura; Equilíbrio; Respiração; Emagrecimento e definição muscular.

    Os dançarinos de ballet também são famosos por terem uma definição impecável dos músculos, o que é essencial para a sustentação corporal. Depois de ler tudo isso, deu para entender porque dançar é tão bom, não é mesmo?

  • Escolinhas
    Responsável: Igor | Escola de Futebol FAED
    Local: Ginásio do Centro de Assistência
    Horário: Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 17h40 às 19h
    Contato/informações: (51) 984110272 (Igor)
    E-mail: igor.streb@hotmail.com
    Acesse: https://www.facebook.com/Escolinha-de-Futebol-FAED-158909370898603/

    Para as crianças, essa é uma prática muito saudável e altamente recomendável. Se você tem medo que seu filho vá jogar bola no campinho do bairro, receando a falta de segurança, uma ótima pedida é matriculá-lo em uma escolinha de futebol.

    O esporte é diversão, mas matricular o filho em uma escolinha também ensina a ter disciplina, afinal trata-se de um jogo com regras a serem seguidas. Se ele faz uma falta desleal, por exemplo, é punido com cartão, o que o ensina a não repetir o ato. O jogo em equipe também é uma responsabilidade, pois ninguém ganha ou perde sozinho.

  • Grupo Jovem
    Responsável: Leonardo Killes Ramos
    Local: Sala da Pastoral
    Horário:
    + Ensino Fundamental II
    7º Ano (Terça-feira): Grupo Novo – Das 13h30min às 15h
    8º Ano (Segunda-feira): DAMA (Diferentes Ações Movem o Amanhã) - Das 14h às 15h30min
    9º Ano (Quinta-feira): GUPP (Grupo Unido Pela Paz) - Das 16h às 17h30min
    + Ensino Médio
    1ª Série (Segunda-feira): JUCSS (Jovens Unidos Construindo Seus Sonhos) - Das 16h às 17h30min
    2ª Série (Quinta-feira): UPD (Unidas Pela Diferença) - Das 14h às 15h30min
    Custo: Gratuito
    Contato/informações: (51) 3475.1690 (Setor de Pastoral)
    E-mail: pastoral.niteroi@lasalle.org.br

    Os grupos de jovens são o espaço de formação integral e desenvolvimento de lideranças que os estudantes de 7º ano a 3ª série do Ensino Médio participam. Em um clima de espiritualidade jovem, eles reúnem-se semanalmente, durante 1h30, para vivenciarem um itinerário de formação que promove o crescimento pessoal e comunitário.

    Os grupos de jovens são vinculados à Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), organização que dentro da Igreja representa os jovens estudantes. No grupo, o/a jovem desenvolve seu projeto de vida, base sólida para que possa realizar suas escolhas, estabelecer seus compromissos pessoais e tecer sua relação com o mundo. Nessa proposta de trabalho os jovens desenvolvem espiritualidade, autonomia, oratória, dicção, empatia, capacidade de sistematização e amplia o seu horizonte de visão e compromisso com o mundo.

  • Judô
    Responsável: Douglas | CEJUC - Centro de Ensino de Judô de Canoas
    Local: Sala 20
    Horário: Segundas, quartas e sextas-feiras das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: (51) 3478.5399 / (51) 991856869 - Giovanni / (51) 999517991 – Douglas Potrich
    Professor de turma: Giovanni
    E-mail: douglaspotrich@yahoo.com.br
    Acesse: https://www.facebook.com/cejucesportes

    A prática do judô não se limita ao exercício físico, é ensinada também a filosofia de Jigoro Kano. Ela se baseia na suavidade, na eficiência dos movimentos e no bem-estar e no benefício mútuos.

    # 6 motivos para praticar judô: Concentração; Autoestima; Persistência; Responsabilidade; Respeito; Saúde

    Um dos benefícios de prática do judô na idade escolar é o desenvolvimento da concentração. Esse esporte auxilia na concentração, e com isso você consegue ter um índice maior de aprendizado, assim como faz com que o estudante valorize as conquistas pelo esforço, a disciplina e a organização.

    Praticar judô requer persistência e força de vontade e os treinos ajudam a desenvolver esses traços nas crianças desde cedo.

    Ajuda na coordenação motora, porque é um esporte multiarticulado, você tem de mexer todo o corpo para fazer os movimentos. Do ponto de vista da saúde promove a melhora dos sistemas circulatório, cardiorrespiratório e osteomuscular, combatendo o sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, depressão entre outras patologias, além dos aspectos do psíquicos.

  • Karatê
    Responsável: IPPON Brasil
    Local: Sala 20
    Horário: Terças e quintas-feiras das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: (51)985312334 - Rafael
    E-mail: contato@ipponbrasil.com.br
    Acesse: www.ipponbrasil.com.br

    KARATÊ SHOTOKAN é uma Arte Marcial que pode ser praticada por todos, sem restrição de idade ou gênero, podendo ser iniciado em qualquer fase da vida.

    Esta Arte milenar oferece vários benefícios físicos e emocionais: autoestima, autoconfiança, autocontrole, defesa pessoal, definição corporal, maior resistência e redução do stress.

    O objetivo principal é dar uma estrutura moral e filosófica como elemento de apoio ao desenvolvimento da vida destas pessoas. Através de muito trabalho e dedicação, o KARATÊ busca a formação do caráter das pessoas e o aprimoramento da sua personalidade. A prática correta do Karatê auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança/adolescente. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os demais.

     

    IPPON Brasil

    Através de profissionais certificados com mais 30 anos de prática no Karatê, temos compromisso de transmitir estes benefícios a crianças (a partir de 03 anos), adolescentes, adultos e ou idosos. Primamos por valores como justiça, responsabilidade, disciplina, humildade e respeito!

  • Ginástica
    Responsável: Vera Ghisleni
    Local: Salão do Colégio La Salle Niterói
    Horário: Terças-feiras das 14h às 16h e das 17h45 às 18h45 - Quintas-feiras das 16h às 17h30 e das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: (51)99777.2076
    E-mail: vera.ghis@hotmail.com
    Modalidades: Ginástica Rítmica; Ginástica Artística; Arte Circense;

    Ainda está faltando incentivo para você começar a praticar alguma atividade física? Conheça os diversos benefícios da ginástica para sua saúde: Melhora a força, aumenta a flexibilidade e fortalece ossos e articulações. Diminui a pressão arterial, diminui o colesterol total e aumenta o colesterol bom. Promove maior fluxo de sangue para o cérebro e libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar. Além de recupera a autoestima, também reduz ansiedade e estresse.

  • Patinação
    Responsável: Adriano
    Local: Quadras ou salão (caso chova)
    Horário: Quarta-feira das 17h45 às 19h
    Contato/informações: (51) 999416240

    A patinação proporciona enormes benefícios para a saúde física e mental. Esta atividade estimula a prática do esporte como atividade lúdica, desenvolve a criatividade aprimorando o equilíbrio e a coordenação motora. Incentiva um relacionamento amigável com outras crianças e encoraja o aluno a lidar com diversos desafios e desperta a autonomia e a tomada de decisões.

  • Teatro
    Responsável: Terence Boeira da Silva
    Local: Salão e sala 26
    Horário: Quarta-feira das 8h às 17h30 (Salão) | das 17h45 às 19h (Sala 26)
    Contato/informações: (51)982089419
    E-mail: terenceteatro@gmail.com

    A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. Comprovadamente, a inclusão das artes cênicas no cotidiano escolar traz grandes benefícios para os alunos. Essa prática desenvolve técnicas de oratória e retórica, a expressão corporal, a interpretação de texto, estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial e nacional. Por isso o Colégio já aderiu a essa atividade como atividade extracurricular.

    Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja cinco benefícios:
    # Aulas de teatro favorecem a interação entre alunos;
    # Estimula o autoconhecimento e a comunicação;
    # Aumentam a autoestima das crianças e adolescentes;
    # Elevam o interesse pela leitura e estimulam a criatividade;
    # Aumentam o senso de responsabilidade e comprometimento.

  • Capoeira
    Responsável: Plauto (Mestre Cavalo)
    Local: Sala 54
    Horário: Terças-feiras das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: (51) 98100.1552
    E-mail: cavalocamboata7@hotmail.com
    Site: www.facebook.com/professorcavalocamboata

    Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

    Respeito, lealdade, amizade, equilíbrio emocional e afetivo são alguns dos valores que a capoeira ajuda a resgatar. E, apesar da seriedade dessas conquistas, durante as aulas de capoeira tudo isso é feito através da brincadeira, do canto e da ginga. Com muita criatividade e interação, a capoeira na escola também minimiza barreiras - como a timidez ou o nervosismo.

    Quando a criança aprende a respeitar e percebe-se valorizada, é natural que  exerça melhor suas tarefas diárias e sinta-se frequentemente muito bem disposta.

  • Inglês
    Responsável: Wizard
    Local: Sala 14, 62 e 63
    Horário: Segundas, terças, quartas e quintas-feiras das 13h30 às 14h30, das 14h30 às 15h30 e das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: Andressa (51) 99583.0679) | Profª Gabriela (51) 99918.0150 | Bianca (51) 99888.3530
    Acesse: www.wizard.com.br
     
     
     

    Por que seu filho deve aprender inglês?

    O inglês está em todo lugar. No nome de lojas e de produtos, nas músicas, nos programas que assistimos na televisão e, claro, na internet. E isso não acontece só no Brasil. O mundo atual, ou pelo menos o mundo ocidental, está conectado por meio da língua inglesa e saber se comunicar nesse idioma pode ser decisivo para a vida profissional - e até pessoal - de seu filho no futuro.

    # 5 motivos para seu filho aprender uma nova língua: Incentiva a memória, ampliada a capacidade de raciocínio, aumenta a cultura e a autoconfiança, melhora a capacidade de atenção e gera mais conexões no cérebro.

    O primeiro benefício cerebral ao aprender um novo idioma é nas habilidades cognitivas. A cognição está estritamente ligada à percepção e ao raciocínio. Ao aprender mais de uma língua, seu cérebro adquire a capacidade de “ligar” e “desligar” diferentes partes estruturais. Se você consegue alternar entre a área de escrita, fala e audição entre dois idiomas, seu cérebro se torna mais rápido e flexível.

  • Núcleo de Educação Musical
    Responsável: Luiz Fernando
    Local: Sala 53
    Horário: Terças, quartas e quintas-feiras das 17h45 às 18h45
    Contato/informações: (51) 98402.2291
    E-mail: luiz.silva@lasalle.org.br

    A prática da música ensina e dá coragem para que os alunos ultrapassem medos e assumam riscos. Por muitas vezes em nossa vida lidamos com medos e ansiedades, encará-los e superá-los podem nos levar a ter uma vida mais saudável.

    Os benefícios são inúmeros tanto para a sociedade quanto para cada indivíduo, a autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.

    O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.