O que fazer com as crianças e os jovens depois ou antes da escola?
Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para pajear os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. Divididos entre as obrigações da vida e as obrigações de pais e de mães, eles têm de se virar nos 30 para conseguirem proporcionar lazer e cultura aos filhos.
Que tal escolher com seu filho algumas atividades extraclasse para esse ano? É uma ótima opção para evitar que ele passe o dia todo sozinho em frente à televisão ou ao computador, e os cursos ainda contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades. Autoestima e timidez podem ser trabalhadas em um curso de teatro, enquanto raciocínio lógico e coordenação motora são desenvolvidos nas aulas de robótica, por exemplo. Diversas pesquisas indicam também que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.
Como escolher um curso extracurricular?
Atividades depois das aulas normais são importantes para aprimorar o desenvolvimento da criança. O início do ano escolar é o momento certo para definir como será a rotina do aluno. Além de determinar o horário da lição de casa, do estudo, do computador e do descanso, os pais se deparam com o desafio de preencher o tempo ocioso da criança ou do adolescente.
Se está convencido a matricular seu filho em algum curso, não deixe de ver as opções a seguir:
ATIVIDADES ESPORTIVAS
O esporte pode ajudar com a agressividade das crianças e o bullying. Os estudantes aprendem a respeitar as diferenças e, ao mesmo tempo, ter a humildade de reconhecer que todos nós temos nossas fraquezas e nossos defeitos. Além de uma opção que poderá proporcionar ao seu filho a atividade física que faltava, acompanhada da comodidade e segurança que o Colégio proporciona.
ATIVIDADES CULTURAIS
Tem como objetivo proporcionar aos estudantes atividades complementares com a intenção de integrar, socializar e incentivar as diversas formas de manifestação cultural como parte da formação cidadã. Além de promover o desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos buscando a formação integral do aluno.
O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.
#6 motivos para se dedicar às aulas: Autoestima e autoconhecimento; Elasticidade; Postura; Equilíbrio; Respiração; Emagrecimento e definição muscular.
Os dançarinos de ballet também são famosos por terem uma definição impecável dos músculos, o que é essencial para a sustentação corporal. Depois de ler tudo isso, deu para entender porque dançar é tão bom, não é mesmo?
Para as crianças, essa é uma prática muito saudável e altamente recomendável. Se você tem medo que seu filho vá jogar bola no campinho do bairro, receando a falta de segurança, uma ótima pedida é matriculá-lo em uma escolinha de futebol.
O esporte é diversão, mas matricular o filho em uma escolinha também ensina a ter disciplina, afinal trata-se de um jogo com regras a serem seguidas. Se ele faz uma falta desleal, por exemplo, é punido com cartão, o que o ensina a não repetir o ato. O jogo em equipe também é uma responsabilidade, pois ninguém ganha ou perde sozinho.
Os grupos de jovens são o espaço de formação integral e desenvolvimento de lideranças que os estudantes de 7º ano a 3ª série do Ensino Médio participam. Em um clima de espiritualidade jovem, eles reúnem-se semanalmente, durante 1h30, para vivenciarem um itinerário de formação que promove o crescimento pessoal e comunitário.
Os grupos de jovens são vinculados à Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), organização que dentro da Igreja representa os jovens estudantes. No grupo, o/a jovem desenvolve seu projeto de vida, base sólida para que possa realizar suas escolhas, estabelecer seus compromissos pessoais e tecer sua relação com o mundo. Nessa proposta de trabalho os jovens desenvolvem espiritualidade, autonomia, oratória, dicção, empatia, capacidade de sistematização e amplia o seu horizonte de visão e compromisso com o mundo.
A prática do judô não se limita ao exercício físico, é ensinada também a filosofia de Jigoro Kano. Ela se baseia na suavidade, na eficiência dos movimentos e no bem-estar e no benefício mútuos.
# 6 motivos para praticar judô: Concentração; Autoestima; Persistência; Responsabilidade; Respeito; Saúde
Um dos benefícios de prática do judô na idade escolar é o desenvolvimento da concentração. Esse esporte auxilia na concentração, e com isso você consegue ter um índice maior de aprendizado, assim como faz com que o estudante valorize as conquistas pelo esforço, a disciplina e a organização.
Praticar judô requer persistência e força de vontade e os treinos ajudam a desenvolver esses traços nas crianças desde cedo.
Ajuda na coordenação motora, porque é um esporte multiarticulado, você tem de mexer todo o corpo para fazer os movimentos. Do ponto de vista da saúde promove a melhora dos sistemas circulatório, cardiorrespiratório e osteomuscular, combatendo o sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, depressão entre outras patologias, além dos aspectos do psíquicos.
KARATÊ SHOTOKAN é uma Arte Marcial que pode ser praticada por todos, sem restrição de idade ou gênero, podendo ser iniciado em qualquer fase da vida.
Esta Arte milenar oferece vários benefícios físicos e emocionais: autoestima, autoconfiança, autocontrole, defesa pessoal, definição corporal, maior resistência e redução do stress.
O objetivo principal é dar uma estrutura moral e filosófica como elemento de apoio ao desenvolvimento da vida destas pessoas. Através de muito trabalho e dedicação, o KARATÊ busca a formação do caráter das pessoas e o aprimoramento da sua personalidade. A prática correta do Karatê auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança/adolescente. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os demais.
IPPON Brasil
Através de profissionais certificados com mais 30 anos de prática no Karatê, temos compromisso de transmitir estes benefícios a crianças (a partir de 03 anos), adolescentes, adultos e ou idosos. Primamos por valores como justiça, responsabilidade, disciplina, humildade e respeito!
Ainda está faltando incentivo para você começar a praticar alguma atividade física? Conheça os diversos benefícios da ginástica para sua saúde: Melhora a força, aumenta a flexibilidade e fortalece ossos e articulações. Diminui a pressão arterial, diminui o colesterol total e aumenta o colesterol bom. Promove maior fluxo de sangue para o cérebro e libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar. Além de recupera a autoestima, também reduz ansiedade e estresse.
A prática da música ensina e dá coragem para que os alunos ultrapassem medos e assumam riscos. Por muitas vezes em nossa vida lidamos com medos e ansiedades, encará-los e superá-los podem nos levar a ter uma vida mais saudável.
Os benefícios são inúmeros tanto para a sociedade quanto para cada indivíduo, a autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.
O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.
A patinação proporciona enormes benefícios para a saúde física e mental. Esta atividade estimula a prática do esporte como atividade lúdica, desenvolve a criatividade aprimorando o equilíbrio e a coordenação motora. Incentiva um relacionamento amigável com outras crianças e encoraja o aluno a lidar com diversos desafios e desperta a autonomia e a tomada de decisões.
A SuperGeeks é a Primeira e Melhor Escola de Ciência da Computação para crianças e adolescentes do Brasil. Com uma metodologia própria e inovadora, a SuperGeeks ensina estudantes, a partir dos 7 anos (desde que esteja no 2º ano escolar), a criarem seus próprios games, aplicativos, robôs e sistemas, com uma base no empreendedorismo e na língua inglesa.
O curso regular da SuperGeeks engloba os principais conteúdos de Ciência da Computação, que é uma área extremamente ampla. Nossa meta é que os alunos tornem-se verdadeiros criadores de tecnologia e aprendam conteúdos que são utilizados pelo mercado de maneira divertida.
A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. Comprovadamente, a inclusão das artes cênicas no cotidiano escolar traz grandes benefícios para os alunos. Essa prática desenvolve técnicas de oratória e retórica, a expressão corporal, a interpretação de texto, estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial e nacional. Por isso o Colégio já aderiu a essa atividade como atividade extracurricular.
Dançar é muito mais do que movimentar braços e pernas sob o estímulo de um ritmo. Ela permite conhecer o próprio corpo e, com isso, ampliar a capacidade de se expressar e de se comunicar do indivíduo, criando a autoestima que vai servir de base por toda a sua vida.
# 9 motivos para seu filho aprender a dançar: Desenvolve habilidades típicas do ser humano; Alimenta o funcionamento da máquina cerebral; Ajuda a manter a saúde do corpo; Estimula a coordenação motora e outras aptidões; Colabora na formação do indivíduo; Serve de ferramenta para se expressar; Valoriza a linguagem pessoal; Estimula o conhecimento estético; Incentiva o controle emocional.
Quanto mais cedo uma criança aprende a dançar, mais possibilidades ela tem de tornar seu corpo "inteligente". Dançar também ajuda a desenvolver emocionalmente quem tem pouca idade, combatendo inseguranças e estimulando a partilhar experiências com o grupo a que pertence.
Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.
Respeito, lealdade, amizade, equilíbrio emocional e afetivo são alguns dos valores que a capoeira ajuda a resgatar. E, apesar da seriedade dessas conquistas, durante as aulas de capoeira tudo isso é feito através da brincadeira, do canto e da ginga. Com muita criatividade e interação, a capoeira na escola também minimiza barreiras - como a timidez ou o nervosismo.
Quando a criança aprende a respeitar e percebe-se valorizada, é natural que exerça melhor suas tarefas diárias e sinta-se frequentemente muito bem disposta.
Breve mais informaçõe!
Por que seu filho deve aprender inglês?
O inglês está em todo lugar. No nome de lojas e de produtos, nas músicas, nos programas que assistimos na televisão e, claro, na internet. E isso não acontece só no Brasil. O mundo atual, ou pelo menos o mundo ocidental, está conectado por meio da língua inglesa e saber se comunicar nesse idioma pode ser decisivo para a vida profissional - e até pessoal - de seu filho no futuro.
# 5 motivos para seu filho aprender uma nova língua: Incentiva a memória, ampliada a capacidade de raciocínio, aumenta a cultura e a autoconfiança, melhora a capacidade de atenção e gera mais conexões no cérebro.
O primeiro benefício cerebral ao aprender um novo idioma é nas habilidades cognitivas. A cognição está estritamente ligada à percepção e ao raciocínio. Ao aprender mais de uma língua, seu cérebro adquire a capacidade de “ligar” e “desligar” diferentes partes estruturais. Se você consegue alternar entre a área de escrita, fala e audição entre dois idiomas, seu cérebro se torna mais rápido e flexível.