Projetos Especiais

Além de criar um clima favorável à construção do conhecimento, que é o maior diferencial do La Salle Niterói, o colégio também oferece projetos multi e interdisciplinares que priorizam a reflexão, a experiência e a interação.

O Colégio La Salle Niterói adotou desde 2016 as metodologias de ensino da Escola da Inteligência para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No ano de 2017, vendo a necessidade de melhoria nos demais níveis de ensino, foram adotados os programas Mind Lab, para estudantes do Ensino Fundamental II e o programa OPEE, para alunos do Ensino Médio.

  • Escola da Inteligência

    A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

    O programa é composto de produtos e serviços, incluindo um kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores, potencializando a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Anualmente, cada aluno participante do Programa recebe um certificado nacional e internacional que pode ser utilizado no seu desenvolvimento acadêmico e futuramente profissional.

    Assista o vídeo de Apresentação Escola da Inteligência

     
    Saiba mais em:

  • MIND LAB - Mente Inovadora

    A Metodologia Mind Lab é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. Aplicada em parceria com instituições de ensino por meio do Programa MenteInovadora, ela está sustentada por três pilares: os Jogos de Raciocínio, os Métodos Metacognitivos e o Professor Mediador.

    Com base nessa essência, o desenvolvimento das aulas compõe-se de três etapas: a prática de jogos de raciocínio, a utilização de Métodos e a transferência para situações do cotidiano. O processo começa com os estudantes jogando os jogos de raciocínio e melhorando competências e conhecimentos que serão úteis em situações da vida real, com a Metodologia Mind Lab funcionando com uma ponte entre eles.

    Durante o Ensino Fundamental II, o processo é focado nas necessidades próprias à entrada na adolescência (aspectos sociais e emocionais), como por exemplo: tomada de decisões para o planejamento do futuro, uso dos instrumentos internos em situações-problemas mais complexos, maior abstração etc.

    Assita o vídeo de Apresentação da Mente Inovadora

     

    Saiba mais em:

  • OPEE

    Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo. Essas palavras compõem a sigla OPEE, criada há mais de dez anos pelo psicoterapeuta e educador Leo Fraiman, a partir da sua prática em salas de aula. No início era apenas apostila construída para ajudar jovens a escolherem a profissão e a construir um projeto de vida sadio, eficaz e feliz. Hoje, é uma editora que publica diversos títulos visando contribuir com a construção de projetos de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos, presente em centenas de escolas de todas as regiões do Brasil em um universo que ultrapassa os 120 mil alunos.

    Alinhados com grandes desafios globais das sociedades contemporâneas, busca oferecer soluções focadas no autoconhecimento; no empreendedorismo em sua visão etimológica; na educação financeira voltada ao consumo consciente; na inteligência emocional junto aos novos caminhos da neuroeducação; nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo; na escolha profissional capaz de evitar a enorme evasão universitária e os índices de descontentamento com o trabalho; na construção da empregabilidade de forma proativa; na reflexão sobre a cidadania no cyberespaço dos tempos digitais; na aproximação de famílias e escolas; nos parâmetros da liberdade com responsabilidade em tempos líquidos e de profusão opinativa (e muitas vezes carregada de ódios e intolerâncias pelas redes sociais); na sustentabilidade prática e cotidiana para que possamos sobreviver junto à biodiversidade; no entendimento e respeito às diversidades e na construção de uma sexualidade e afetividade sadias. Todo este trabalho é permeado e consagrado com o ensino e a prática de valores humanos.

     

    Assista o vídeo de Apresentação da OPEE

    Saiba mais em:

  • Projeto Especial: Liderança

    As turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio contam com líderes e vice-líderes de turma, que têm a missão de ser elo de comunicação nas turmas. A escolha é realizada através de eleições, com direito a campanha eleitoral e votação. Os líderes recebem formação e acompanhamento ao longo do ano letivo.

  • Projeto Especial: Orientação Profissional

    O projeto desenvolvido pelo setor de Orientação Educacional auxilia o jovem na estruturação de um projeto de vida. Nos encontros oportunizados aos alunos do Ensino Médio são oferecidas palestras, aplicação de testes vocacionais e todos são estimulados a buscar o autoconhecimento para fazer suas escolhas. No ano de 2017, para fortalecer esse projeto, o OPPE vem contribuir visando a construção de projetos de vida.

  • Projeto Especial: Passagem de nível de ensino

    O Colégio La Salle Niterói oportuniza o intercâmbio entre as turmas do Pré 2 e 1º ano, do 5º ano e 6º ano, e entre as turmas da 8ª série e 1ª Série do Ensino Médio, criando estratégias que facilitem o processo de transição de um nível de ensino para outro. Famílias e estudantes são orientados quanto às mudanças e acompanhamento dos hábitos de estudo.

  • Projeto Especial: Patrulha Ambiental

    Este Projeto visa sensibilizar crianças e adolescentes para a adoção de uma consciência de prevenção e ação no que se refere à educação ambiental. Procura desenvolver nos alunos atitudes sustentáveis, além de respeito e cuidado com o meio ambiente e com as gerações futuras.