20/11/2015

Cultura

Urgência do Ensino Antirracista e Descolonizado.

Urgência do Ensino Antirracista e Descolonizado.

Em sintonia com o processo de construção de uma educação antirracista, o Unidiomas Esteio promove o curso Humanidades: A urgência de um Ensino antirracista e descolonizado. O Unidiomas Esteio almeja, através do projeto proposto, iniciar um novo ciclo de atuação, não se limitando apenas ao estudo de línguas, mas provocando-se, superando-se, assumindo assim, com responsabilidade, o engajamento com a Educação, uma educação integral e conectada com as demandas sociais. O Unidiomas não somente sensibiliza-se, como se propõem a dialogar com diferentes áreas e investir em projetos que almejem a qualificação profissional e a excelência em educação.

Com o intuito de contribuir na formação de profissionais ligados a educação, o Unidiomas faz parceria com o Colégio La Salle Esteio, instituição de educação básica, comprometida com a excelência em Educação e com o desenvolvimento integral do ser humano: “A educação lassalista, baseada nos princípios de São João Batista de La Salle, é integradora das dimensões intelectual, afetiva e volitiva, promovendo as relações fraternas e solidárias, bem como o respeito à diversidade.”[i] O colégio La Salle Esteio não apenas segue na prática as propostas da Rede La Salle, como se tornou referência em Educação na cidade de Esteio, estando constantemente atento as urgências sociais, contribuindo para sua superação e comprometido na formação de jovens que venham a colaborar com uma sociedade mais democrática, humana e fraterna.  

A urgência de descolonizar o Ensino Básico.

(Lei 10.639/03, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Breve Trajetória do negro no Brasil, consequências de um Ensino colonizado e racista).

Juliana Fraga - graduada em História, especialista em Gestão e Planejamento Escolar. (UNISINOS, UNILASALLE)

Educação, Mídia e Racismo

(Projeções do ser-branco e do ser-negro: a naturalização dos estereótipos, Epidermalização e catarse coletiva, Analise de imagens, Negro na mídia e suas consequencias)

Orson Soares – graduado em História, especialista em História e Cultura Afro-brasileira, membro do Coletivo Fanon. (UNISINOS, UCAM)

 

[i] http://lasalle.edu.br/educacao-lassalilsta/proposta-educativa

< voltar