Projetos Especiais

  • Viajar é Aprender Muito Mais!
    Objetivo: Possibilitar o conhecimento de novos lugares, o desenvolvimento social e cognitivo, o convívio entre os colegas, a ampliação da visão de mundo e o aumento da bagagem cultural. (a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I)
     

    ROTEIROS 2017


    Ensino Fundamental I

    São Miguel das Missões / Santo Ângelo - 4º ano

    Serra Gaúcha - 5º ano

     

     

    Ensino Fundamental II

    Rota do Sol - 6º ano

    Itaimbezinho - 7º ano

    Rio Grande / Taim - 8º ano

    Floripa Beto - 9º ano


    Ensino Médio

    Curitiba Arena FTD - Ilha do Mel - 1ª e 2ª série

    São Paulo / Programa Altas Horas - 3ª série

  • Coffee by The Books

    Objetivo: Incentivar o hábito de leitura em um agradável momento de confraternização com a Comunidade Educativa. (todos os níveis)

    Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:

    • Ler por prazer;
    • Ler para estudar;
    • Ler para se informar.

    Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito. A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações

  • Mostra do Conhecimento Científico

    Objetivo: Promover a prática da pesquisa científica, divulgando experiências que foram desenvolvidas ao longo do ano, em diversos componentes curriculares. (todos os níveis)

    Uma Mostra Científica é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas e metodológicas que podem contribuir, significativamente, para o desenvolvimento de uma área do conhecimento, através da realização de eventos chamados "Feiras de Ciências ou Mostras Científicas", onde reunem participantes que exibem e/ou demonstram seus trabalhos pessoalmente, utilizando recursos diversos (imagem, vídeo, som, desenhos, textos) para ilustrar a apresentação.

  • Introdução à Pesquisa no Laboratório de Ciências

    Objetivo: Ampliar a curiosidade dos estudantes partindo da participação ativa e desenvolvendo o espírito crítico e criativo, em um contexto de situações-problema. (Educação Infantil Pré I e II e Ensino Fundamental I)

    "O uso desses ambientes facilita o acesso dos estudantes ao conhecimento científico construído ao longo da história", explica Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, doutora em Educação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para aprender os conceitos, os alunos são levados a levantar hipóteses sobre questões que os cercam, como os fenômenos naturais, e a procurar respostas por meio da observação, pesquisa e investigação. 

  • Orientação Vocacional

    Objetivo: Desenvolver atividades que levem o estudante ao autoconhecimento, a fim de prepará-lo para uma tomada de decisão consciente em relação ao seu projeto de vida. (Ensino Médio)

    A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. 

    O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão. Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição. 

    A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.

  • Simulando o Enem

    Objetivo: Preparar o estudante, seguindo as mesmas normativas estabelecidas pela prova. (Ensino Médio)

    O processo de aprendizado difere bastante de aluno para aluno. Por isso, é fundamental que durante o período de estudos se encontre a melhor técnica para absorver os conteúdos e realmente aprender o que está sendo estudando. É preciso que respeite o tempo e claro, dedicar-se bastante para descobrir com qual técnica se adapta mais.

    Realizar os simulados ajuda a absorver melhor as aulas que o aluno participou. Além disso, fazer os simulados permite que se repense o conteúdo aprendido, melhorando ainda mais a fixação do conteúdo que foi visto.

  • Programa Escola da Inteligência

    Objetivo: Estimular o desenvolvimento da inteligência socioemocional, contribuindo para a formação integral dos estudantes. (Educação Infantil ao Ensino Fundamental I)

    A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

  • Metodologia OPEE

    Objetivo: Visa sensibilizar, motivar e orientar os participantes para que se tornem protagonistas de seus projetos de vida e adotem uma atitude proativa e responsável perante seus objetivos. (1ª e 2ª séries do Ensino Médio)

    Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo. Essas palavras compõem a sigla OPEE, criada há mais de dez anos pelo psicoterapeuta e educador Leo Fraiman, a partir da sua prática em salas de aula.

    Conheça mais sobre o Projeto em: http://www.opee.com.br/index.php/da-apostila-a-editora/