11/09/2014

Revitalização da Área Verde

Colégio La Salle Esteio da inicio ao projeto de revitalização arbórea da área verde.

O colégio La Salle Esteio deu inicio ao projeto de revitalização arbórea da área verde no mês de Junho de 2014. Por demanda da direção da escola foi realizado um contrato de assessoria técnica com a empresa Geomarinne representada pelo Biólogo Brites F. Pereira.
A área verde é um dos grandes orgulhos do colégio, uma área total estimada em 600m2 possui mais de 100 árvores de diferentes espécies nativas e exóticas. Este espaço verde dentro de uma cidade urbana possui grande importância, desempenhando serviços ambientais como o resgate de carbono, reciclagem do ar e criando microclimas locais regulando melhor a variação das temperaturas. A área verde atua também como um “refúgio da vida silvestre” segundo o biólogo: “Este espaço verde propicia um refúgio para diversas aves nativas que ocorrem na região, como por exemplo, o Pica – Pau do campo (Colaptes campestris)”. A avifauna utiliza a área para seus hábitos de vida como nidificação e alimentação.

Na imagem abaixo, um pica pau do campo dormindo.

Pica Pau

Na avaliação do biólogo foi constatado que algumas árvores necessitavam de podas de limpeza e manutenção, assim como outras árvores que estavam mortas deveriam ser removidas para zelar pela segurança dos alunos e usuários da área verde.
Através de um laudo de inventário das espécies de árvores, o colégio solicitou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Esteio as licenças ambientais para realizar a poda e supressão de algumas árvores. As licenças foram expedidas no mês de Agosto, dando assim inicio a segunda etapa do projeto a execução das podas e supressão.
Segundo o Biólogo a manutenção de limpeza das árvores é fundamental para a integridade das árvores: “Algumas árvores estavam severamente parasitadas por ervas daninhas, popularmente chamadas de erva de passarinho, estes parasitas sugam a seiva da árvore e a sufocam, levando lentamente a morte do indivíduo”.
Para atender a legislação municipal referente à supressão de árvores, foram realizadas as medidas da altura e diâmetro do tronco das árvores selecionadas e realizado uma avaliação de estado fitossanitário identificando a saúde das árvores. Vistoriou-se também a presença de ninhos das aves, felizmente nenhum ninho em uso foi encontrado.
Na terceira e última etapa do projeto de revitalização, está previsto a compensação ambiental pela supressão das árvores. Serão plantadas dentro da própria área verde 56 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul. Dentre estas espécies foram priorizadas na escolha árvores frutíferas, como por exemplo, araçá, guabiroba, ingá feijão, jabuticaba e pitanga.
O Colégio pretende realizar uma atividade de educação ambiental com os alunos em um ato simbólico em comemoração ao dia da árvore (21 setembro) realizando o plantio das mudas nativas.

Brites F. Pereira
Me. Biólogo - CRBIO: 075654/03