09/10/2017

UFRGSMUNDI 2017 - 3ª série Ensino Médio

O UFRGSMUNDI é um modelo de simulação de órgãos internacionais para Ensino Médio, que acontece, anualmente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento ocorreu nos dias 7 e 8 de outubro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

Na 6ª edição do UFRGSMUNDI, durante os dois dias, os participantes simularam reuniões de órgãos das Nações Unidas e de organizações regionais, buscando atingir o consenso em diferentes tópicos. Além disso, uma agência de comunicação também foi simulada.

O UFRGSMUNDI, por ser um projeto de extensão e um modelo das Nações Unidas, é um instrumento de ensino e aprendizagem de temas relacionados às áreas de relações internacionais, direito, economia, história e jornalismo.

Seguindo o slogan dessa edição: “Questionando Realidades, Construindo Novos Caminhos”, o Colégio La Salle Esteio, que segue o tema Empatia, seguido da mensagem “Entender e sentir para transformar.”, participou desse projeto com três alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Para atingir essa transformação, se fez necessária à união de muitas vozes, fazendo do evento um espaço de crescimento pessoal e coletivo.

“O comitê relacionado ao Senado Federal proporcionou um debate intenso e de alto nível, visto que os argumentos foram muito bem abordados e tornaram a discussão muito intelectualizada. Por esse motivo, o evento trouxe aos alunos uma gama de aprendizados que ajudam no desenvolvimento pessoal de cada participante, fazendo a sociedade brasileira mais culta.” Lorenzo Minetto Araújo – 3ª série Ensino Médio.

“Como foi minha primeira vez (e infelizmente última) no UFRGS Mundi como delegado, achei uma experiência maravilhosa, onde estavam presentes pessoas extraordinárias e super inteligentes. Um ótimo local para buscar amizades e conhecimento. Sendo participante do comitê SF (Senado Federal), concluí que integrantes do mesmo se interessam muito por política e questões importantes para a sociedade, também possuindo uma boa base de história contemporânea, se diferenciando de outros comitês por sua organização e se tratar de questões geralmente jurídicas. Mateus Felix Vargas – 3ª série Ensino Médio.

“A simulação das Nações Unidas, feita pela UFRGS, nos permitiu exercitar e melhorar as nossas opiniões ideológicas, políticas e econômicas. A simulação da conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação nuclear obteve grandes resultados no final, pois, durante a mesma, foi possível criar um acordo que atingiu as expectativas de dois dias dos pilares de Tratato, apesar de grandes debates e conflitos.” Leonardo Corrêa Martins Menger – 3ª série Ensino Médio.