13/09/2016

Herbário, 2ª Série E.M

Os alunos da turma 201, sob a orientação da professora de Biologia, montaram e organizaram herbários escolares com o objetivo de auxiliar na aprendizagem dos conceitos de Biologia, a partir da manipulação de plantas e suas estruturas. Foram realizadas atividades de campo, o qual envolveu coleta, prensagem, secagem e identificação de material vegetal.

Um herbário cumpre a função científica de preservar e acondicionar as coleções de plantas, devidamente coletadas para estudo, identificação e classificação de exemplares, que após os procedimentos de herborização são incorporados à coleção, passando a receber a denominação de exsicatas (plantas desidratadas por técnica de herborização que apresentam dados de descrição morfológicos, acompanhados de ficha de informações sobre o local da coleta e do coletor da espécie). Através desta atividade, os alunos descobriram a importância de se conhecer parte da flora próxima ao seu ambiente escolar, bem como aprender as técnicas de herborização e o uso desse material didático durante as aulas de Botânica.

Professora Roberta