08/06/2015

7° Concurso Literário

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO 2015

1 - INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas durante o período de 15/05 a 12/06 (quinze de maio a doze de junho) do corrente ano, com os professores de Língua Portuguesa.

As produções devem ser entregues durante o período de 15/05 a 19/06 (quinze de maio a dezenove de junho) do corrente ano, respeitado o que está disposto na parte 2 deste regulamento.

O valor das inscrições será de R$ 10,00 (dez reais). Ao fazer a inscrição, o estudante deverá indicar o seu nome completo, o número no diário de classe e a sua turma.

Cada aluno poderá concorrer com quantas produções quiser, todavia, cada produção corresponderá a uma nova inscrição.

2) ENTREGA DAS PRODUÇÕES

As produções deverão ser entregues numa folha impressa, com fonte Arial 10, para a professora de Língua Portuguesa de sua turma.

Exige-se do candidato que digite o seu nome completo e a sua turma no final de sua produção textual.

2.1) Para os alunos que concorrerem na categoria História em Quadrinhos/Charges, os trabalhos deverão ser entregues em folha A4.

2.2) Exige-se do candidato na categoria História em Quadrinhos/Charges que dê um título à sua história e escreva ao final do trabalho o seu nome completo e a sua turma.

3) SELEÇÃO

Cada professor de Língua Portuguesa selecionará até 15 quinze produções de cada gênero literário, e, em seguida, uma banca formada por diversos docentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio desta instituição de ensino, avaliará e selecionará as três melhores produções de cada gênero literário,  explicitados na parte 4 (quatro) deste regulamento.

Os critérios avaliados pela banca serão:

• adequação ao tema e abordagem significativa do mesmo;

• originalidade e criatividade;

• coesão e coerência;

• obediência às regras de pontuação e ortografia, considerando a licença poética;

• construções gramaticais adequadas.

Obs.: Produções que não primarem pela originalidade serão automaticamente desclassificadas.

4) GÊNEROS LITERÁRIOS

O candidato deverá elaborar uma produção textual em qualquer um dos seguintes gêneros literários:

• História em Quadrinho/Charges.
  • Poesia.
  • Texto Narrativo.
  • Texto Dissertativo.

É importante que o candidato respeite as regras do gênero literário escolhido, conforme descrito abaixo.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS/CHARGES.

• Nesse gênero, as produções devem conter, no mínimo, 5 (cinco) quadrinhos e no máximo, 10 (dez) quadrinhos. Serão avaliados os desenhos, as cores escolhidas e os textos que vão compor a história.
  • Nesse gênero e somente nele, os trabalhos podem ser feitos em dupla.
  • No caso das Charges, o trabalho deverá ser produzido numa única folha de A4.

POESIA

• A quantidade de estrofes e de versos é livre. A presença de rimas é de livre escolha do estudante.
  • O tema proposto não deverá ser o título da poesia.

TEXTO NARRATIVO

O texto narrativo deve conter entre 20 e 25 linhas, primar pela norma padrão do idioma e conter os elementos narrativos:

• Personagens
  • Enredo
  • Tempo
  • Espaço
  • Foco Narrativo

TEXTO DISSERTATIVO

A dissertação deve ser em linguagem impessoal e primar pela norma padrão do idioma. O texto deve ter entre 25 e 35 linhas.

TEMA GERAL: “E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está”.

Os candidatos serão divididos nas três categorias descritas abaixo:

Categoria A: Estudantes do 6º e 7° ano.

Categoria B: Estudantes do 8° e 9° ano.

Categoria C: Estudantes do Ensino Médio.

5) PUBLICAÇÃO.

As produções que se destacarem no Concurso serão publicadas em um livro. Cada participante que tiver seu texto publicado receberá um exemplar.

Se a família mostrar interesse em adquirir mais de um exemplar do livro, deverá entrar em contato com a escola com antecedência e informar a quantidade de livros que deseja. Os exemplares extras terão o custo de R$12,00 (doze reais), a unidade.

6) PREMIAÇÃO E NOITE DE AUTÓGRAFOS

Os trabalhos selecionados para a publicação em livro serão divulgados na primeira semana de outubro de 2015.

A Premiação e a Noite de Autógrafos ocorrerão no dia 10/11 (terça-feira), às 19h00, no auditório do Colégio La Salle. Na ocasião, serão apresentados os vencedores de cada categoria e os autores estarão disponíveis para autografarem os livros.

COMISSÃO ORGANIZADORA

IVANA CARVALHO ARAUJO