Projetos Especiais

Além de criar um clima favorável à construção do conhecimento, que é o maior diferencial do Colégio La Salle Brasília, também oferece projetos multi e interdisciplinares que priorizam a reflexão, a experiência e a interação:
  • Aulas temáticas e preparatórias para o PAS

    Inserir Conteúdo

  • Aulas especiais para o ENEM

    Atentos ao processo de formação integral, assim como às necessidades individuais de cada aluno, o Colégio La Salle Brasília desenvolve atividades complementares que enriquecem e aprofundam os componentes curriculares, para os alunos de alto desempenho, tornando-os aptos a participarem dos grandes vestibulares do país, assim como das olimpíadas de conhecimento.

  • Projeto Leitura

               Com reuniões mensais nossos estudantes são estimulados a refletirem sobre as temáticas sociais abordadas nas obras selecionadas pelo projeto e, ao final do ano, cada membro poderá ter lido até 12(doze) obras da literatura nacional e da internacional.
     
    Público: Alunos dos 3º anos do Ensino Médio.
    Quando: Mensalmente 

  • Robótica

    A interação é um dos eixos educativos mais importantes da educação e, por isso incentivamos nossos alunos a participarem de atividades que integram a montagem de kits de robótica, assim como de materiais utilizados nos sistemas inteligentes de automação com ênfase na linguagem lógico matemática.

  • Projeto Atualidades

    Neste projeto nossos alunos são inseridos em contextos e questões científicas que visam à formação crítica acerca de temas polêmicos e de grande importância, que fazem parte da realidade social e histórica da humanidade.

    Público: Alunos do Ensino Médio.
    Quando: Semanalmente, às segundas- feiras. 

  • Iniciação Científica

                    É crescente a preocupação mundial com a obtenção de alimentos nutritivos e seguros do ponto de vista químico, microbiológico e toxicológico, que proporcionem saúde às pessoas. Procura-se, cada vez mais, fornecer informações adequadas, para que a escolha de alimentos in natura ou processados seja confiável.

                   Diante da necessidade de estimular estudos científicos que propiciem avanços na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania, bem como no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais, incentivamos nossos alunos a participarem do Prêmio Jovem Cientista. Pesquisadores e estudantes são inscritos com seus projetos de pesquisa e inovação desde 2011.

     

     

    Quem pode participar: alunos do 9ºs ao Ensino Médio.

    Vagas: 10

    Responsável: Wagner (prof. de Química).

    Objetivo: Desenvolver estudos científicos com ênfase em micro / macro ambiente.  

    Quando: De Março a Agosto. Área de Ciências da Natureza e Matemática.

     

    Inscrições: Assinar a lista de interesse na coordenação geral com Dora ou JaqUeline até 25/02.

  • Projeto Nanoescola

    Projeto Nanoescola: tecnologias na escola 

    Projeto Nanoescola: tecnologias na escola

             

    Nos dias de hoje, há uma grande necessidade que as aulas de ciências da natureza e matemática sejam mais atrativas, que não priorizem apenas a teoria e que levem o aluno a associar ao cotidiano aquilo que aprendeu ou aprenderá. Sendo a ciência, por essência, experimental e descritiva, é imprescindível que o estudante se ponha em contato com os fenômenos químicos e, servindo-se da observação, possam construir o conhecimento científico tão importante e necessário da  formação curricular básica (AFFONSO,2013).

    O projeto Nanoescola foi iniciado no Colégio La Salle a fim de estabelecer conteúdos significativos das áreas de ciências da natureza e matemática com o objetivo de reconhecer as tecnologias. O grupo, em 2014, se dedicou ao estudo de nanopartículas metálicas a partir da orientação do professor Dr. Luciano Paulino da EMBRAPA.

    Quem participa: alunos do 9º anos e do Ensino Médio

    Objetivo: Iniciar o processo de compreensão, avaliação e riscos dos usos de novas tecnologias.

    Quando: De Março a Setembro.

    Vagas: 10

    Responsável: Wagner (prof. de Química).

    Inscrições: Assinar a lista de interesse na coordenação geral com Dora ou Jaqueline até 25/02.